Revista “Time” completa 100 anos; confira 10 capas famosas
Se engana quem pensa que as capas icônicas da Time são a primeira coisa a ser escolhida no processo de criação. Na verdade, todas elas, desde a primeira, lançada em 3 de março de 1923, só são finalizadas no último minuto da edição da revista.
Essa é uma prática rotineira há exatos cem anos, completados nesta sexta-feira (3). No começo, os fundadores Henry Luce e Briton Hadden se enrolavam em prazos apertados, como descreveu o atual diretor criativo da magazine, D. W. Pine.
Na primeira edição, eles pediram para que uma agência de publicidade criasse o layout da capa em cima da hora e compraram um retrato do então presidente da Câmara dos EUA, Joseph Cannon, do artista William Oberhardt por US$ 50.
A imagem ilustrava uma história de apenas 300 palavras sobre a aposentadoria do político, mas deu certo. Nascia ali um dos recursos que faria a revista Time ser reconhecida no mundo inteiro: a capa como moldura para uma figura do seu tempo.
Ao longo da história, foram mais de cinco mil edições. A seguir, relembre 10 capas famosas da Revista Time em homenagem aos seus 100 anos de circulação.
A primeira Time
Na capa com Joseph Cannon, a revista conta como o “grande ancião do Congresso” vai se aposentar da vida pública, aos 86 anos. O político cumpriu 23 mandatos na Câmara dos EUA.
“Tio Joe é algo mais do que um político com um recorde de idade. Ele é a personificação de uma tradição, uma teoria política, uma técnica de governo partidário e disciplina que está rapidamente perecendo”, diz a reportagem. Leia na íntegra.
Stalin
Vinte anos depois da primeira capa, a Time já havia se consolidado como uma revista que coloca grandes personalidades em evidência. Em 4 de junho de 1943, é a vez do líder russo Joseph Stalin, em plena Segunda Guerra Mundial. Leia na íntegra.
O fim de Hitler
A morte de Hitler, em maio de 1945, marca também o início do fim da Segunda Guerra Mundial e dos regimes autoritários na Europa. Leia na íntegra.
Marilyn Monroe
A reportagem de 1956 sobre Marilyn Monroe repercutiu a juventude da atriz, incluindo o estupro que sofreu quando criança por um amigo da família, até seus dias como estrela em Hollywood.
O Homem chega à Lua
Na edição de 25 de julho de 1969, a Time não só falou sobre o pouso na Lua, mas também sobre os medos e esperanças que antecederam a jornada. Confira a edição na íntegra.
Quem foi Jesus?
Nesta edição polêmica de 15 de agosto de 1988, a revista escancara dúvidas sobre a veracidade dos Evangelhos e questiona quem teria sido, afinal, Jesus Cristo. Deu o que falar. Leia na íntegra.
Bill Gates
A reportagem de 5 de julho de 1995 mostra o fundador da Microsoft, Bill Gates, como um “adolescente com quem ainda se parece” e seus desafios à frente de uma das maiores companhias de tecnologia do mundo. Leia na íntegra.
11 de setembro
Os ataques de 11 de setembro foram imortalizados na capa que saiu no mesmo dia, em 2001. Leia a reportagem sobre a foto principal.
Steve Jobs
A capa de 17 de outubro de 2011 lembra a morte do fundador da Apple, Steve Jobs. Na reportagem, a revista o classifica como um “ícone americano”. Leia na íntegra.
Deletar Facebook?
A reportagem de 7 outubro de 2021 mostra como o Facebook teve responsabilidade sobre o vazamento de denúncias no episódio conhecido como “Facebook Papers“. Leia na íntegra.