Richard Belzer, o detetive Munch de “Law & Order SVU”, morre aos 78 anos na França

Um amigo relatou que Belzer sofria de diversos problemas de saúde. Ator começou na comédia, mas se consagrou no papel do irônico e peculiar detetive Munch
Imagem: Reprodução/Instagram NBC

O ator Richard Belzer, que se consagrou no papel do detetive John Munch da série de TV “Law & Order SVU”, morreu neste domingo (19) na sua residência em Bozouls, na França. Ele tinha 78 anos.

“Foda-se, filho da puta” foi a frase final de Belzer antes de morrer, segundo seu velho amigo e escritor Bill Scheft relatou ao site The Hollywood Reporter. Segundo Scheft, o ator enfrentava diversos problemas de saúde.

A NBC, que leva o seriado “Law & Order SVU” ao ar nos EUA, soltou uma nota de pesar. “Qualquer pessoa que já teve o prazer de ver Richard Belzer retratar o Detetive John Munch — seja em ‘Homicide’ ou ‘Law & Order: SVU’ — ao longo de quatro décadas, nunca esquecerá o quanto ele habitou aquele amado personagem para torná-lo seu… As nossas condolências vão para seus entes queridos à medida que nos juntamos a eles para lamentar a sua perda, mas também para celebrar a sua memória”, diz o texto.

View this post on Instagram

A post shared by Law & Order (@nbclawandorder)

Início da carreira na comédia

O macérrimo Belzer fez sua estreia no cinema no filme “The Groove Tube” (1974), com Chevy Chase. Também participou dos primórdios do programa humorístico “Saturday Night Live”.

Nos anos 1980, se envolveu em um incidente com o então astro da luta livre Hulk Hogan. Belzer era apresentador do programa de TV “Hot Properties”. Em um dado momento, Hogan e o também lutador Mr. T foram convidados para divulgar um evento do esporte. Para provar que a luta livre (wrestling, em inglês) não era fake, Hogan deu uma chave de queixo frontal que fez o ator desmaiar, cair no chão e bater a cabeça.

Belzer processou Hogan, Mr. T e a WWE (a empresa promotora das lutas) e recebeu US$ 400 mil em um acordo. Ele teria usado o dinheiro para construir sua casa na França.

Assista ao trecho do “nocaute” de Belzer:

Como surgiu John Munch

Mas foi no papel do detetive John Munch, um policial que misturava seriedade com sarcasmo e ironia, que ele se consagrou. O personagem surgiu na série “Homicide”, que durou de 1993 a 1999, também na NBC. Quando “Law & Order SVU” foi lançado, em 1999, os produtores aproveitaram a fama do personagem encaixaram Belzer e seu John Munch na equipe da detetive Olivia Benson (Mariska Hargitay).

No “Special Victims Unit”, o spin-off de “Law & Order” para crimes de cunho sexual, ele fez história com suas ironias, crenças em teorias da conspiração e desconfiança constante do sistema. Munch foi inspirado em um policial da vida real, que vivia em Baltimore. Foram 14 temporadas no SVU até a aposentadoria em 2014 — com direito a um retorno para um episódio na 17ª temporada.

A atriz Mariska Hargitay, companheira de Belzer em “Law & Order SVU”, escreveu uma nota para se despedir do amigo: “Adeus, meu querido, meu amigo. Eu sentirei sua falta, sua luz única, e sua visão singular deste mundo estranho. Sinto-me abençoada por ter conhecido e adorado você, e trabalhado com você, lado a lado, por tantos anos. Que sorte os anjos têm de ter você. Já posso ouvir eles rindo. Eu te amo muito, agora e para sempre”.

Leia mais sobre a longevidade de “Law & Order SVU” neste texto do Giz Brasil aqui.

Paulo Cesar Martin

Paulo Cesar Martin

Vive e trabalha para ter futebol, música, comida, cachorros e amigos. Ex-TV Globo, UOL, Trivela, Conrad, Folha de S. Paulo e Notícias Populares.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas