Rihanna tem chances de superar o recorde de audiência do Super Bowl? Confira o top 5
Rihanna no Super Bowl! No próximo domingo (12), acontece a 57ª edição do Super Bowl, jogo final da temporada da NFL (National Football League), a liga de futebol americano dos Estados Unidos. O evento esportivo é o mais esperado em todo mundo, trata-se da maior audiência da televisão estadunidense.
Além de trazer diversos trailers de filmes, o intervalo da competição também é muito esperado por trazer uma performance de um artista (bem) famoso. Neste ano, esse show ficará a cargo de Rihanna. A apresentação marcará o retorno de Riri aos palcos após cinco anos de hiato. Sua última aparição cantando em público foi na premiação do Grammy de 2018.
A artista, nascida na ilha de Barbados, lançou duas faixas inéditas no ano passado como parte da trilha sonora do filme “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre“. A música “Lift Me Up” foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original. Seu último álbum de estúdio foi “Anti”, em 2016. Por isso, é esperado que após o Super Bowl 2023 a cantora solte o próximo projeto.
Primeira vez de Rihanna no show do Super Bowl
Vale lembrar que essa será a primeira vez de Rihanna no show do Super Bowl, que costuma apresentar alguns dos maiores astros da música pop internacional. Entre os nomes que já se apresentaram durante o show de intervalo da competição estão nomes como Beyoncé (que já se apresentou duas vezes), Lady Gaga, Bruno Mars (outro artista que esteve por lá duas vezes), Madonna, Justin Timberlake, Shakira, Katy Perry, Coldplay, Jennifer Lopez e The Weeknd.
Para quem não sabe, antes da década de 1990, o show do intervalo ficava por conta de bandas marciais de universidades estadunidenses, já a partir de 1991, artistas musicais passaram a fazer parte do momento. Desde então, com o objetivo de aumentar a audiência do intervalo e o interesse dos telespectadores, a edição de 1992 teve Michael Jackson como atração do halftime.
E desde daquela época, ícones da música como Michael Jackson, Diana Ross e Prince definiram o padrão exagerado e espetacular das performances, e as estrelas de hoje continuam elevando a tradição a novos patamares. Como o retorno de Rihanna é muito esperado, tudo sobre a apresentação segue sendo um grande mistério e consequentemente, as especulações não param de surgir.
Com isso, existe uma grande possibilidade da cantora superar recordes de audiência no Super Bowl. Pensando nisso, separamos um TOP 5 com os shows de intervalo mais vistos do Super Bowl, para entender a concorrência que Riri terá que enfrentar. Se liga só:
5 – Madonna (2012)
Em 5 de Fevereiro de 2012, Madonna levou referências a Cleópatra para o seu show do Intervalo no Super Bowl. Ela chegou ao centro do palco sendo carregada por soldados ao som de “Vogue”. O show de Madonna contou também com efeitos pirotécnicos, inúmeros figurinos e em 12 minutos de performance, a rainha do pop apresentou hits como “Open Your Heart“, “Music” e encerrando com um belo coral na música “Like A Prayer“.
Além disso, o halftime teve participações especiais de LMFAO, Nicki Minaj, M.I.A e Cee Lo Green. Com a performance, Madonna atraiu 114,1 milhões de telespectadores.
4 – Bruno Mars (2014)
Outro nome que fez história em números de audiência no Super Bowl foi Bruno Mars, em 2 de Fevereiro de 2014 na 48ª edição do evento esportivo. Com muito brilho, o artista apresentou sucessos como “Billionaire“, “Locked Out of Heaven” e “Treasure“. O show teve participação da banda de rock Red Hot Chili Peppers, onde apresentou a canção “Give It Away”, sucesso do grupo. Com a performance, o cantor levou 115,3 milhões de telespectadores para a televisão norte-americana.
3 – Coldplay (2016)
Há exatamente 7 anos, Coldplay se apresentava como headliner no show do intervalo do Super Bowl! Convocada para o posto de grande estrela do evento promovido pela NFL, em 2016, a banda fez a gente acreditar no amor e ainda contou com participações ilustres de Beyoncé & Bruno Mars pic.twitter.com/NFqFUZyZh6
— Viva Coldplay BR (@VivaColdplay) February 8, 2023
A 50ª edição do Super Bowl aconteceu no dia 7 de Fevereiro de 2016, e foi um marco com a performance da banda britânica Coldplay. Na setlist, sucessos como: “Viva La Vida”, “Paradise” e “Fix You“. A apresentação contou com a participação de Beyoncé e Bruno Mars, que juntos fizeram uma “batalha de dança”, trazendo um remix de seus principais sucessos. O show atraiu nada menos do que 115,5 milhões de telespectadores. Assista a apresentação aqui.
2 – Lady Gaga (2017)
Em 5 de Fevereiro de 2017, foi a vez da Mother Monster agitar as arquibancadas na 51ª edição do Super Bowl. Com uma super estrutura, Lady Gaga apresentou sucessos como “Just Dance“, “Poker Face“, “Born This Way” e encerrou o espetáculo com o sucesso “Bad Romance“. Única nessa lista a realizar um show sem convidados, a artista foi vista por 117,5 milhões de espectadores, poderosa que fala né?
1 – Katy Perry (2015)
The Performance of @katyperry on @NFL 2015 is available now!
Watch On @bnmwatch.🎤✨ pic.twitter.com/a00AZOgiip— TME | The Music & Movie Entertainment (@tmeentertaiment) November 22, 2021
A dona do maior recorde de audiência no Super Bowl é nada menos que Katy Perry, com uma apresentação histórica que aconteceu no dia 1 de Fevereiro de 2015. Com uma bela produção, a artista entregou belíssimas performances nos sucessos como “Roar“, “Dark Horse“, “Teenage Dream” e “Firework“. Tendo participações especiais de Lenny Kravitz e Missy Elliot, a apresentação de Perry configura o topo da lista do show de intervalo mais visto do evento esportivo, com cerca de 120,7 milhões de telespectadores. Assista a apresentação aqui.
Rihanna tem chances?
Realmente, a disputa pelo recorde de audiência no Super Bowl não está fácil. Vale lembrar que a última performance, com Dr. Dre, Snoop Dogg, Eminem, Mary J. Blige e Kendrick Lamar, ganhou cinco indicações ao Emmy, levando o prêmio em três ocasiões. Além dos rappers anunciados, 50 Cent fez uma participação surpresa. Essa foi a primeira vez que seis artistas subiram juntos ao palco durante o intervalo do Super Bowl e, de fato, entrou para a história!
De acordo com o repórter Ryan Glasspiegel, do New York Post, o evento esportivo em 2022 atingiu 112,3 milhões de espectadores no total — a melhor marca de uma edição desde o jogo entre Atlanta Falcons e New England Patriots no Super Bowl de 2017. Só a transmissão dos EUA, feita pela emissora NBC, atraiu 99,2 milhões de pessoas. Relembre a performance dos rappers aqui!
Se for levado em consideração a expectativa do público em cima da performance da Rihanna, além dos diversos boatos como anúncio de álbum novo, turnê mundial, além da especulação de que nomes como Jay- Z e A$AP Rocky se juntem a ela no palco mais assistido e comentado do mundo, é possível que Riri bater esse recorde de audiência de Katy Perry.
A Variety divulgou uma previsão para a audiência do show de intervalo, e afirma que mais de 100 milhões de telespectadores — apenas nos Estados Unidos — estarão ligados na TV para acompanhar a performance de Riri. Além disso, a Variety afirma que um público mais jovem será atraído para a televisão, o que fará com que a audiência tenha um aumento significativo. Caso isso realmente aconteça, será o maior número desde 2018, quando Justin Timberlake se apresentou.
Será que Katy Perry perderá seu posto? O que nos resta é aguardar a performance de Rihanna! O 57º Super Bowl acontece na noite do próximo domingo, dia 12 de fevereiro, diretamente do State Farm Stadium, no Arizona, nos Estados Unidos. A partida apresentará a final do Philadelphia Eagles x Kansas City Chiefs, será transmitida ao vivo a partir das 20h30 (Horário de Brasília) e será exibida na TV aberta pela Rede TV, além de ser transmitido pela ESPN (a cabo) e pelo Star+ (streaming).