Fotos de rinoceronte branco quase extinto vencem concurso de viajantes
Um fotógrafo esloveno registrou um momento cativante entre um rinoceronte branco remanescente no mundo e seu tratador. A imagem ganhou o concurso de Fotógrafo de Viagem do Ano de 2022.
Entre as 20 mil fotografias competidoras, se sobressaíram as do fotógrafo documental Matjaz Krivic na reserva de vida selvagem Ol Pejeta Conservancy, no Quênia.
“O portfólio de Najin, de 33 anos – um dos dois últimos rinocerontes brancos do norte remanescentes no mundo – e seu guardião, Zachary Mutai, em Ol Pejeta Conservancy, no Quênia, conta essa triste história de maneira bela e sensível. As imagens são ternas e íntimas”, descreveram os jurados.
Segundo o prêmio TPOTY, Krivic “captura histórias de longo prazo de pessoas e lugares”. Ultimamente, seu trabalho tem se concentrado em questões ambientais. Seus projetos já foram exibidos em galerias, museus, exposições ao ar livre, festivais internacionais e meios de comunicação.
Ele também retratou o vulcão Cumbre Vieja em erupção na ilha de La Palma, classificado pelos juízes como uma “fascinante narrativa visual”.
As fotos irão para exibição em Arnos Vale, em Bristol, Inglaterra, entre 1º e 31 de maio deste ano. Você pode conferir todas as vencedoras aqui.
Veja as fotos do rinoceronte Najin abaixo: