Na última semana, imagens esquisitas de um rio que ficou vermelho-sangue na Rússia ganharam notoriedade. Agora, imagens de satélite mostram que as águas vermelhas estão em uma área muito mais abrangente — e isso tem acontecido há décadas.

Um rio na Rússia de repente se tornou vermelho feito sangue
Uma criatura bem esquisita foi encontrada em uma mina na Sibéria

O NASA’s Earth Observatory liberou imagens que mostram que o rio vermelho de Norilsk passa longe da fábrica local de níquel (localizada no mapa como “Nadezhda plant”). No entanto, a imagem abaixo —  que não é da semana passada, mas de 15 anos atrás — já mostra como era a situação.

norilsk--2001
Norilsk, Rússia; 2001. (Imagem: NASA Earth Observatory)

A imagem de 2001 acima, que foi captada por um satélite, lembra bastante desta abaixo, tirada em agosto deste ano:

norilsk-russia-2016

Norilsk, Rússia; agosto, 2016. (Imagem: NASA Earth Observatory)

Assim como em 2001, a última imagem de satélite mostra algo vermelho fluindo pelo rio Daldykan. No entanto, a cor ainda é mais escura na região em que há uma tubulação suspensa, especialmente, no local onde há liberação de resíduos minerais.

A fábrica de níquel Norilsk Nickel opera desde 1979 e imagens captadas desde 1997 mostram que a água ficou vermelha uma série de vezes durante as duas últimas décadas. Isso confirma as observações de moradores da região, que disseram ter visto o rio ficar vermelho no passado, e pesquisadores que visitaram a área.

Quando as últimas imagens apareceram na última semana, a Norislk Nickel disse que a cor vermelha do rio não tinha relação com a poluição vinda da fábrica deles. No entanto, após alguns dias, a BBC informou que a companhia admitiu que uma barragem de filtragem da fábrica transbordou no rio após uma forte chuva —isso, segundo eles, ocorreu um pouco antes de as imagens aparecerem no Instagram.

O ministro russo dos recursos naturais e ecologia disse que suspeita de que pode ter havido vazamentos na tubulação suspensa (que você consegue ver nas imagens de satélite em meio a cor vermelha) e que o governo está investigando o caso.

Foto do topo: Rio Norilsk (slipakolga, basalyga_katerina_nl e berezowskyvova/Instagram).