A Riot Games, empresa responsável por jogos de sucesso, como “League of Legends” e “Valorant”, anunciou um corte de 11% de toda a sua força de trabalho. Ao todo, 530 funcionários de várias equipes do estúdio foram demitidos.
O CEO da empresa, Dylan Jadeja, afirmou que alguns dos altos investimentos realizados pela empresa não estão dando o retorno financeiro esperado. Os profissionais desligados da companhia terão direito a receber uma indenização equivalente a, no mínimo, 6 meses de salário.
Um dos principais impactos desta reestruturação é o encerramento definitivo da Riot Forge, subsidiária criada em 2019 para gerenciar parcerias com estúdios menores que trabalharam em jogos baseados em “LoL”. Entre os projetos tocados pela empresa está “Hextech Mayhem”, exclusivo do Netflix Games.
O fim da divisão acontecerá após o lançamento de “Bandle Tale: A League of Legends Story”, previsto para estrear em 21 de fevereiro deste ano. “Legends of Runeterra”, game gratuito de cartas lançado há cinco anos atrás, também deve ser descontinuado pela Riot.
Jadeja garantiu que o movimento de demissão em massa que está acontecendo na empresa não tem como objetivo de oferecer uma resposta para investidores, mas ocorre porque a empresa viu a necessidade de concentrar seus “esforços em coisas que geram maior valor para o jogador” — ou seja, seus jogos de multiplayer que recebem atualizações em tempo real.
Quase 4 mil demissões na indústria dos games em 2024
Só em 2024, aproximadamente 3.800 trabalhadores da indústria dos games já foram desligados de seus postos. De acordo com um estudo realizado pelo GDC, esses números são resultado dos altos investimentos realizados nos últimos anos, não renderam o esperado e estão obrigando empresas a cortarem custos.
O mesmo levantamento revelou que há um temor entre os profissionais de estúdios de jogos sobre demissões repentinas, uma vez que o padrão de demissões, que antes aconteciam “normalmente” após o fim de projetos, mudou radicalmente. Agora, os cortes acontecem de forma inesperada, inclusive em áreas essenciais para as desenvolvedoras.