Risco de extinção da lampreia quebra tradição de 800 anos na coroação de Charles 3º
A torta de lampreia, também chamada de “peixe-vampiro”, tem um gosto que se assemelha ao de carne cozida. A iguaria está presente nas coroações da família real britânica há mais de 800 anos, desde a Rainha Elizabeth 1ª. Mas, na coroação do novo rei da Inglaterra, Charles 3º, ela vai ficar de fora.
Como a espécie está ameaçada de extinção no país, o rei Charles decidiu abrir mão da iguaria em nome da causa animal. Então, assim como a Carruagem de Ouro de Estado, de Elizabeth 2ª, a torta de lampreia perdeu espaço para uma versão mais moderna, de carne de porco. Ao redor do mundo, outros cozinheiros já recriaram a receita com frango.
Em abril, o prefeito de Gloucester, Howard Hyman, apresentou a torta, decorada com lampreias de massa, a um representante de Charles 3º, Lord-Tenente Edward Gillespie. Ele aceitou o presente e o doou para uma instituição de combate à fome. “Seria inapropriado nestes tempos presentear alguém com lampreias”, disse, após a cerimônia, segundo o The New York Times.
Charles já declarou à BBC que evita carne e peixe dois dias por semana. Além disso, o prato oficial da coroação, de acordo com o Palácio de Buckingham, é uma quiche vegetariana. Seu preparo é feito com espinafre, estragão, queijo e favas.
Atualmente, a pesca da lampreia requer permissão do governo britânico. Embora elas possam ser importadas do Canadá, onde ameaçam a população local de trutas, a expectativa dos funcionários de Gloucester é restaurar a espécie na Inglaterra.
A tradição da torta de lampreia
Segundo estimativas de historiadores, a tradição de oferecer lampreias a um monarca data do final do século 12. Na época, elas eram abundante no rio Severn, o maior da Grã-Bretanha.
O livro “A História do Povo Inglês 1000-1154”, do historiador Henrique de Huntingdon, diz que essa foi a causa da morte do rei Henrique 1º. Em 1135, ele morreu após ingerir muitas lampreias. Além disso, anos mais tarde, em 1200, o rei João 1º multou os homens de Gloucester por não lhe entregarem uma torta de lampreia.
Antigamente, os peixes eram marinados em vinho tinto ou sal e assados com especiarias. Já no século 18, o preparo da torta incluía limão. E aí, provaria um pedacinho?