O fundador da Boston Dynamics, Marc Raibert, deu recentemente uma palestra no TED onde falou sobre as inovações de sua empresa. A palestra destaca principalmente alguns truques robóticos que já vimos antes, exceto uma parte brilhante em que o humanoide ATLAS tenta ajudar no trabalho de uma cafeteria. O trecho é, provavelmente, a visão mais precisa de como a vida será daqui a algumas décadas, quando os robôs humanoides viverão conosco.

• Assista o robô humanoide ATLAS cair sozinho durante uma apresentação
• Robô de segurança de prédio comercial se cansou do seu trabalho e se suicidou

O laboratório de Raibert, que agora é controlado pela empresa japonesa Softbank, não entregou muita coisa em termos de produtos prontos para os consumidores – a menos que você conte as maravilhosas GIFs de robôs tropeçando, caindo e fazendo com que questione o porquê essas coisas custam milhões de dólares para serem construídas.

De um lado, é decepcionante ter mais provas de que aquele seu sonho de ter um robô competente para tomar conta das tarefas domésticas não será materializado por pelo menos mais algumas décadas. Por outro lado, assistir esses robôs cambaleando por aí como bêbados significa que não há nenhuma razão para temer uma insurreição robótica no curto prazo.

[YouTube via Laughing Squid]