_Tecnologia

Robô da Tesla “mais barato que um carro” está prestes a ser anunciado

O lançamento do protótipo humanoide está marcado para 30 de setembro, o AI Day – dia da Inteligência Artificial na empresa do bilionário Elon Musk. Confira o que se sabe do projeto Optimus

Robô da Tesla "mais barato que um carro" está prestes a ser anunciado

Imagem: Tesla/YouTube/Divulgação

Está chegando a hora de conhecermos mais detalhes sobre o Optimus, o robô humanoide da Tesla. O lançamento do protótipo está marcado para 30 de setembro, o AI Day – dia da Inteligência Artificial na empresa do bilionário Elon Musk

Os robôs Optimus – nome em alusão ao poderoso e benevolente líder dos Autobots na série Transformers – devem ser usados para realizar trabalhos “chatos ou perigosos” nas fábricas da Tesla, adiantou o empresário em artigo escrito à revista China Cyberspace, em agosto. 

Musk afirmou que busca uma “produção em massa” do robô, após o lançamento, no intuito de eventualmente torná-lo mais barato que um carro. No futuro, quer que o Optimus seja “o pilar da vida doméstica”. 

“As pessoas poderão comprar um robô para seus pais como presente de aniversário”, escreveu. Em um TED Talk, o bilionário afirmou que o Optimus poderá ser usado para preparar o jantar, cortar a grama, cuidar de idosos e até como parceiro sexual. 

Até agora, a notícia é que o robô humanoide terá um conjunto de sensores para “ver” o que há ao redor. Com isso, ele seria capaz de identificar e interagir com objetos do mundo real, assim como andar sozinho no ambiente. 

Uma fonte familiarizada com o assunto disse à agência Reuters que o assunto está crescendo dentro da Tesla e a empresa já realiza mais reuniões internas sobre os robôs. Em junho, Musk afirmou que planeja começar a produção em 2023.

Experiências

A Tesla já possui centenas de robôs nas linhas de produção dos seus carros elétricos. Em 2018, Musk criticou esses funcionários: segundo ele, os robôs não conseguiam realizar tarefas simples, como pegar elementos pequenos e colocá-los em baterias. 

Na época, o empresário afirmou que os custos técnicos para manter os robôs superavam o valor para contratar um ser humano nas linhas de montagem. 

“Se a Tesla apenas fizer o robô andar ou dançar, isso já foi feito. Não é impressionante”, disse a professora de engenharia do Arizona State University, Nancy Cooke, à Reuters. “Para ter sucesso, a Tesla precisará mostrar robôs realizando várias ações sem script”. 

Musk tuitou na segunda-feira (19) que parte da equipe que desenvolve o piloto automático de seus carros autônomo também trabalha no robô Optimus. 

Sair da versão mobile