Robô de xadrez quebra dedo de criança durante partida; veja o vídeo

Caso ocorreu durante torneio de xadrez na capital da Rússia. Entidade afirma que a culpa do acidente foi do próprio garoto
Robô de xadrez quebra dedo de criança durante partida; veja o vídeo
Imagem: Pexels/Reprodução

Um menino de sete anos teve um dedo quebrado por um robô enquanto disputava uma partida de xadrez. O acidente ocorreu na última terça-feira (19), durante o Aberto de Moscou.

Segundo Sergey Lazarev, presidente da Federação de Xadrez de Moscou, e divulgado pelo The Guardian, o acidente ocorreu porque a criança “violou” as regras de segurança ao tentar fazer jogadas muito rápidas, sem aguardar que o robô completasse o seu movimento. “Precisamos dar tempo para o robô responder, mas o menino se apressou e o robô o agarrou”, disse Lazarev.

O momento do incidente foi compartilhado pelo canal Baza, no Telegram. No vídeo abaixo, é possível ver que o braço robótico agarra o dedo do garoto por vários segundos, enquanto uma mulher e três homens tentam libertá-lo.

https://www.youtube.com/watch?v=jJxS8GmV5hg

ChessRobot, o robô de xadrez que pode jogar até três partidas ao mesmo tempo

O robô utilizado no torneio é o ChessRobot, criado especificamente para essa modalidade. De acordo com os criadores, a inteligência artificial tem a capacidade para jogar até três partidas ao mesmo tempo.

Segundo o canal do Telegram, o menino, chamado de Christopher, é um dos 30 melhores enxadristas da capital russa na categoria sub-9. Apesar da fratura e o dedo engessado, a criança ainda jogou no dia seguinte, com voluntários ajudando a fazer as jogadas.

A suspeita é que o incidente ocorreu devido a algum tipo de erro de software, sendo esta é a primeira vez que algo do tipo é registrado. Apesar do lançamento de modelos mais sofisticados, as ações básicas desses tipos de robôs são agarrar, mover e largar as peças. Para o azar do menino, o dedo dele entrou no caminho da máquina.

Apesar de a entidade creditar o acidente ao garoto, os verdadeiros culpados foram os desenvolvedores do robô, que não parecem ter incluído sensores de segurança para reconhecer ou responder a humanos próximos. Conforme apontou o The Verge, uma câmera sobre o tabuleiro poderia desativar ou limitar o movimento e a força do robô caso uma mão aparecesse no caminho do braço robótico.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas