O Cubestormer 3 é um robô que resolve um cubo mágico extremamente rápido. Ontem, na Big Bang Fair, no Reino Unido, ele fez a tarefa num espantoso tempo de 3,253 segundos, mais rápido do que qualquer outro robô do mundo.

O robô já é de terceira geração e foi construído pelos inventores David Gilday e Mike Dobson. O cérebro dele é um Samsung Galaxy S4 contectado a um processador Exynos octa-core, com quatro processadores Cortex-A15 e mais quatro Cortex A7 controlando oito Mindstorms da Lego. “Nós sabíamos que o Cubestormer 3 tinha potencial para bater o recorde existente” diz Gilday, “mas com um robô executando operações físicas mais rápido do que o olho humano pode ver, sempre há um elemento de risco”. Assista ao vídeo do recorde sendo quebrado aqui.

O “cérebro” feito com um smartphone analisa o arranjo incial das peças do cubo e então instrui os quatro braços do robô a realizar os movimentos necessários para resolver o desafio do cubo mágico. Mesmo usando um cubo de velocidade, que permite os giros mesmo quando os lados não estão perfeitamente alinhados, as mãos do robô têm de ser incrivelmente precisas para executarem um movimento tão rápido.

O recorde anterior era do Cubestormer 2, que conseguiu montar o cubo em 5,27 segundos. O recorde de um humano montando um cubo mágico é de 5,55 segundos e foi conseguido em 2013. Bom, agora os robôs estão vencendo de muito longe.