Um robô que faz sushi, outro que prepara panquecas e um terceiro que frita omeletes. Isso tudo já existe há algum tempo, mas o New York Times reuniu as novidades robóticas e culinárias em uma só reportagem, para deixar você atualizado sobre o mundo da comida feita por máquinas.

A mão acima vem do Japão (claro), assim como o robô das panquecas, mas nem todos eles vêm de lá: o robô que faz omeletes foi criado na Suíça, e na China o AIC-AI Cooking Robot é capaz de preparar milhares de receitas — ele até usa um forno para cozinhar. Mas é no Japão que os robôs comandam o show: em um restaurante em Nagoya, dois braços robóticos amarelos enormes preparam até 800 tigelas de macarrão ramen por dia; e, quando o movimento está fraco, os braços lutam com facas. Animal.



Pena que um futuro onde robôs cozinham para todos não está exatamente próximo: eles custam muito caro — os braços robóticos mencionados acima custam US$100.000 cada — e ainda não conseguem realizar tarefas simples como quebrar ovos ou preparar vegetais para uma omelete. E, claro, eles não sentem o gosto da comida, então não podem saber se cozinharam direito ou não.

E mais: você sabe por onde essa mão aí de cima andou antes de cozinhar? [NYTimes via Gizmodo USA]