Roda do Twitter: nesse novo recurso, só vai ler seu tuíte quem você escolher
Um lugar seguro para tuitar apenas com seus amigos: essa é a Roda do Twitter, o novo recurso para os tuiteiros mais discretos. A ferramenta que começou a ser testada em maio já está disponível para todos os usuários, anunciou a rede nesta terça-feira (30).
Na prática, a Roda se parece com os melhores amigos do Instagram. É um meio termo entre uma conta pública e privada: os usuários podem escolher quais tuítes vão para todos os seguidores e quais serão exclusivos para os mais chegados.
O novo recurso permite criar um círculo de até 150 seguidores. A escolha está logo abaixo do espaço para tuitar. Basta escolher se todo mundo ou só pessoas selecionadas receberão o texto.
Os tuítes da Roda terão um selo verde. “Eles só podem ser vistos por aqueles que você selecionou para estar ali”, disse o Twitter. Um fato importante: na Roda não há opção de retuíte ou compartilhamento. As respostas também são privadas, mesmo nas contas públicas.
Segundo o Twitter, ninguém será notificado sobre as alterações que forem feitas no círculo.
Oportunidade de tuitar mais
Os testes da Roda do Twitter mostraram que o novo recurso provocou um aumento geral de tuítes e taxas de engajamento. Esse era um problema da rede: muitos usuários não se sentiam à vontade para tuitar tanto, seja por medo de assédio ou outras pressões nas contas públicas.
Isso, segundo o Twitter, deve reduzir a necessidade dos usuários criarem perfis secundários ou alterarem suas contas entre pública e privada.
Antes da Roda, o Twitter experimentou o recurso Community – parecido com os grupos do Facebook – e o Super Follow, que possibilitou que usuários oferecessem conteúdo exclusivo para assinantes.