Rodízio de SP: quando volta a valer a restrição de carros em São Paulo
Suspenso deste o último dia 23 de dezembro, o rodízio municipal de veículos em São Paulo (SP) voltará a valer a partir da próxima segunda-feira (13). A restrição, também chamada de Operação Horário de Pico, impede a circulação de carros na região central da capital paulista das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Porém, o rodízio continua valendo para caminhões, segundo a Prefeitura, bem como a ZMRC (Zona de Máxima de Restrição à Circulação de Caminhões) e a ZMRF (Zona de Máxima Restrição ao Fretamento).
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego e Prefeitura de São Paulo), estarão impedidos de circular no Centro Expandido e no Minianel Viário os carros com as placas:
- Segunda-feira: finais 1 e 2
- Terça-feira: finais 3 e 4
- Quarta-feira: finais 5 e 6
- Quinta-feira: finais 7 e 8
- Sexta-feira: finais 9 e 0.
O Minianel Viário inclui:
- Marginais Tietê e Pinheiros
- Avenidas dos Bandeirantes e Afonso d’Escragnolle Taunay
- Complexo Viário Maria Maluf
- Avenida Tancredo Neves
- Rua das Juntas Provisórias
- Viaduto Grande São Paulo
- Avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
A pena para quem descumprir o rodízio é uma multa de R$ 130,16, assim como 4 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
No entanto, há exceções para condutores com deficiência de mobilidade. O grupo inclui indivíduos em tratamento contínuo de doenças graves, com doenças crônicas, deficientes auditivos com perda auditiva a partir de 41 decibéis – com exigência de exame – e pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Além disso, estão isentas ainda pessoas com deficiência mental, intelectual e visual e seus responsáveis designados para transporte, caso estejam impossibilitadas de dirigir.