Após estrear no Brasil em TVs AOC com seu sistema operacional, a companhia americana Roku traz agora ao mercado brasileiro o Roku Express, um aparelho tocador de mídia digital ligado à TV que suporta os principais serviços de streaming, conta com um sistema próprio e vem com um controle remoto.

Apesar do anúncio oficializado nesta quarta-feira (2), a companhia diz que o produto chegará às lojas nas próximas semanas. O preço sugerido pelo Roku Express, que é fabricado no Brasil, é de R$ 350. Chama a atenção que ele chega para concorrer com o Google Chromecast, cujo último lançamento no País foi em 2019, e o Fire TV Stick, da Amazon, lançado em 2017.

O interessante no Roku Express é que ele conta com uma porta USB e uma HDMI. Ou seja, você não precisa ligá-lo na tomada. A alimentação dele é feita via USB da própria TV, e a porta restante de HDMI é só conectar em algum espaço vago no aparelho. Junto com o dispositivo, vem um adesivo para que o usuário possa anexá-lo de forma discreta ao televisor. Para efeito de comparação, no Chromecast há um cabo de alimentação que deve ser ligado a uma tomada independentemente das outras conexões.

O pulo do gato da Roku é tentar convencer o consumidor que gosta de ver streaming com sua interface de fácil uso, sem contar que a plataforma suporta os principais serviços de streaming presentes no Brasil, como Netflix, Prime Video, Globoplay, Telecine, HBO Go, Vix, Google Play Filmes, Apple TV+, entre outros.

Roku Express

A interface do produto conta com uma busca bem abrangente. Por exemplo, se você pesquisar por um ator, ele listará os diferentes filmes dele e em quais plataformas ele está disponível. O mesmo ocorre com filmes e séries: basta digitar o que você deseja, e ele mostrará o preço e em quais serviços é possível assistir aos conteúdos.

Outra característica da plataforma é a funcionalidade Audição Privada. Imagine que você quer ver um filme em um streaming, mas não pode fazer muito barulho na sua casa. Basta usar o app da Roku para o áudio ser transmitido para seu celular. Depois, é só conectar um fone de ouvido ao telefone e curtir o filme.

Recentemente, o RokuOS liberou uma atualização que permite adicionar um cartão de crédito no RokuPay para assinar serviços ou comprar filmes e séries com apenas alguns toques no controle. Antes era um pouco enrolado, pois você tinha que comprar ou assinar serviços somente pelo smartphone. Agora, com este cadastro, é possível comprar conteúdos direto pelo controle remoto.

O dispositivo Roku Express é o mais vendido pela empresa no mundo, e o mote do aparelho é “transformar sua TV em uma SmartTV”. É uma afirmação válida, mas tenho dúvidas se o usuário dono de um televisor novo, que já tem um sistema minimamente decente, se convencerá a comprar um dispositivo desses pela conveniência e facilidade de usar o RokuOS.

Talvez faça mais sentido para quem tem um modelo um pouco mais velho e está de paciência cheia da interface de sua televisão. Pode parecer bobo, mas o streaming já tem o segundo maior Ibope do Brasil, perdendo apenas para a audiência da TV Globo. Então, com tanta gente vendo conteúdo pela internet, ter um sistema que funcione bem, deixa de ser um detalhe para virar uma necessidade para muitas pessoas.