Desde o início do ano temos visto rumores sobre um novo dispositivo da linha Chromecast, apesar de ainda não estar claro se ele será um substituto completo aos modelos atuais. Fato é que a companhia pode anunciá-lo muito em breve e, ao que tudo indica, o aparelho deve vir equipado com um controle remoto, reforçando os boatos de que se trata de um dongle rodando Android TV.

Conforme destaca o 9to5Google, o Google registrou dois novos gadgets na FCC, órgão regulador estadunidense equivalente à nossa Anatel. O primeiro tem codinome GZRNL, sendo descrito como um “dispositivo de streaming interativo de mídia”. Este deve ser o dongle Android TV que internamente tem sido chamado de Sabrina e que pode servir de sucessor para o Chomecast Ultra. No documento de registro há ainda a imagem que deve vir colada na parte traseira do produto, indicando que ele oferece suporte a conexões Bluetooth e Wi-Fi.

Dispositivo do Google com registro na FCC. Crédito: FCC

O registro do dispositivo GZRNL na FCC indica que o dispositivo será compatível apenas com Wi-Fi e Bluetooth. Imagem: FCC

Já o segundo item registrado pelo Google, de nomenclatura G9N9N, é listado como um “dispositivo sem fio”. Só isso. Não há nenhuma pista sobre o que se trata, mas o documento tem um descritivo dizendo que a foto do selo da FCC será posicionada “sob a tampa de alimentação”. Com isso, o mais provável é que o acessório seja um controle remoto compatível com o novo dongle – a tal tampa seria aquela que vem na parte traseira dos controles tradicionais para segurar as pilhas ou baterias.

O registro na FCC também revela que os dois aparelhos são fabricados na Tailândia, e que as imagens que mostram como eles realmente são de verdade estão bloqueadas por acordo de confidencialidade até o final de janeiro de 2021. Portanto, é muito provável que um eventual lançamento só aconteça depois dessa data.

Em todo o caso, algumas possíveis características do aparelho Sabrina já tinham sido reveladas em junho, incluindo supostas imagens da tela de divulgação dos novos produtos – que, veja só, tem um controle remoto. E faz todo o sentido uma atualização ao Chromecast Ultra, que foi lançado em 2016 nos EUA e desde então não ganhou nenhum novo modelo — a ultima versão que tivemos por aqui foi o Chromecast 3. O Google costuma realizar anúncios de hardware em outubro, então é uma questão de tempo até que o dispositivo dê as caras.