_Marte

Rover da missão Mars 2020 ganha rodas e entra em fase final de preparação

É impressionante o que um conjunto de rodas é capaz de fazer. O que era um vago pedaço de metal reunido com fios e placas de circuito agora finalmente está se parecendo com um rover. Estamos a pouco mais de um ano do lançamento da Missão Mars 2020, na qual a NASA verá seu novo […]

Engenheiros instalam rodas no rover Mars 2020

NASA/JPL-Caltech

É impressionante o que um conjunto de rodas é capaz de fazer. O que era um vago pedaço de metal reunido com fios e placas de circuito agora finalmente está se parecendo com um rover.

Estamos a pouco mais de um ano do lançamento da Missão Mars 2020, na qual a NASA verá seu novo veículo não tripulado alcançar o Planeta Vermelho no dia 18 de fevereiro de 2021.

Uma vez que ele chegar a Cratera Jezero, a sonda vai buscar por sinais de condições anteriores de habitação e evidência de vida microbiana no passado, coletar amostras de rochas e superfície, além de realizar um trabalho de preparação para uma missão humana em Marte, o que inclui o teste de produção de oxigênio.

A janela de lançamento de Mars 2020 a partir do Cabo Canaveral está definida entre 17 de julho e 5 agosto de 2020. Não estamos tão longe assim e, conforme a data de aproxima, o rover começa a tomar forma.

Um marco dessa evolução aconteceu no dia 13 de junho, quando engenheiros do Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, na Califórnia, instalaram o sistema de suspensão e as seis rodas do veículo.

As preparações para a missão estão indo bem. Durante as próximas semanas, os engenheiros esperam instalar os braços robóticos, a câmera montada no mastro e o Sistema Simples de Armazenamento (Sample Caching System ou SCS), que possui 17 motores separados.

O SCS é projetado para coletar as pedras e poeira e colocar as amostras em contêineres selados que serão deixados na superfície. Uma missão futura irá recuperar essas amostras e retorná-las para a Terra.

As seis rodas que foram instaladas no dia 13 de junho são apoios temporários. Os engenheiros irão trocá-las por versões preparadas para o voo em algum momento do ano que vem.

As rodas de alumínio medem 52,5 centímetros de diâmetro. Cada uma tem seu próprio motor e 48 ganchos trabalhados em sua superfície, o que oferecerá uma tração excelente, quer o rover esteja sobre terrenos arenosos ou rochas irregulares.

As duas rodas dianteiras e as duas rodas traseiras têm seus próprios motores de direção, o que permitirá que o veículo gire 360 graus.

As pernas em formato de tubo que dão suporte às rodas são construídas de titânio e possuem modo de fabricação similar ao quadros de bicicletas caras, de acordo com a NASA.

O sistema de suspensão do veículo é conhecido como “rocker-bogie” e possui múltiplos pontos de articulação e apoio. Quando está em terreno irregular, a configuração permitirá que o veículo mantenha pesos semelhantes em cada roda para minimizar a inclinação e mantê-lo estável.

Durante a missão, a NASA não permitirá que o veículo se aventure em terrenos com inclinação de mais de 30 graus. Dito isso, o rover Mars 2020 é projetado para lidar com inclinações de 45 graus em qualquer direção sem tombar, o que é bem impressionante.

Curiosidade: você pode enviar o seu nome para o Planeta Vermelho à bordo da missão Mars 2020. Eu já garanti o meu cartão de embarque (acima), e você pode fazer o seu neste link.

Sair da versão mobile