Estamos a cerca de seis meses do próximo iPhone, também conhecido como o iPhone 8 (ou o iPhone X, ou o iPhone: Edição de 10º Aniversário), e, como tal, rumores estão começando a vazar.

• A moda nostálgica do mundo tech é ruim
•  O que tem de novo no Moto G5 e Moto G5 Plus

Maior parte deles, você já ouviu. Supostamente, haverá três versões diferentes do telefone, com a versão super de ponta tendo um display OLED curvado, todo de vidro. E também ouvimos várias informações e rumores de que, neste modelo, a Apple abandonaria seu botão home. Isso nos deixa tristes, mesmo que pareça inevitável.

Mas o rumor mais recente é tão maluco que realmente causa incredulidade. Se não tivesse sido publicado no Wall Street Journal, eu simplesmente chamaria de “besteira” imediatamente. Mas, pelo fato de o WSJ ser uma fonte de reputação, vale a pena discuti-lo. Você está preparado? O próximo iPhone irá usar uma porta USB-C para recarga, em vez da conexão proprietária Lightning.

Do Wall Street Journal:

Disseram que a Apple introduziria outras atualizações, incluindo uma porta USB-C para o cabo de energia e outros dispositivos periféricos, em vez do conector Lightning original da empresa. Os modelos também se livrariam do botão físico de home, disseram. Essas atualizações dariam ao iPhone características já disponíveis em outros smartphones.

Como eu disse, isso é completamente maluco. A Apple introduziu o Lightning em 2012, substituindo o conector de 30 pinos anteriormente usado nos iPods e iPhones da empresa. A Apple promoveu o novo conector, que era menor e reversível (ou seja, a ponta do conector do cabo poderia ser inserida de qualquer lado), como tendo mais eletrônicos e pinos que permitiriam mais tipos de comunicações de acontecer. Era melhor para o áudio, o vídeo e a transferência de dados.

Os consumidores se queixaram da mudança de um conector que havia se tornado onipresente para um novo apenas usado pelos produtos da Apple. Mas você sabe o que aconteceu? Um ecossistema inteiro de acessórios, cabos e carregadores foi construído em torno do Lightning. Quando a Apple matou a entrada de fone de ouvido, o Lightning foi seu substituto sem fio.

Parece absurdo pensar que a Apple substituiria esse ecossistema inteiro após apenas cinco anos. É claro que, por si só, isso não é motivo para descreditar esse rumor. A Apple é uma empresa que fará o que achar melhor para seus produtos e seus objetivos finais. Se isso significa eviscerar uma porta e colocar os fabricantes de acessórios em uma situação estranha de ter que fazer novos equipamentos para bilhões de pessoas que já têm dispositivos com porta Lightning, que seja.

E é verdade que, recentemente, a Apple ficou muito entusiasmada com o USB-C. O MacBook, o MacBook Pro e o MacBook Pro com TouchBar todos têm apenas portas USB-C. Neste momento, é um pouco engraçado que, para carregar seu iPhone com seu novo MacBook, você precise de um adaptador especial de Lightning para USB-C.

Ainda assim, não consigo imaginar a Apple renunciando ao Lightning em favor do USB-C. Sei que alguns consumidores adorariam isso, porque finalmente significaria que você pode usar o mesmo cabo para carregar um telefone Android e um iPhone, mas isso, por si só, soa extremamente diferente do tipo de coisa que a Apple faria.

Eu investi uma quantidade de dinheiro nada insignificante em acessórios e cabos Lightning. Se o próximo iPhone realmente tiver uma porta USB-C, só vou poder rir. E então chorar.

[The Wall Street Journal]

Imagem do topo: AP