por Daniel Junqueira

Prometido para março de 2017, o Nintendo NX é um mistério. Ele vai substituir o portátil 3DS ou o Wii U? De acordo com o Eurogamer, o novo console da Nintendo vem aí para suceder os dois aparelhos atuais da empresa, sendo um híbrido de console e portátil.

>>> Nintendo anuncia que console NX será lançado em março de 2017

Em sua essência, o NX vai ser um portátil bastante potente, com um processador Nvidia Tegra X1, o mesmo encontrado no Shield Android TV da própria Nvidia e no Google Pixel C. É um processador bastante potente para dispositivos móveis, mas não é o suficiente para competir com Xbox One e PlayStation 4. Mas tudo bem, porque não é isso o que a Nintendo quer.

O NX vai ser um portátil, mas que pode ser ligado à TV. Jogue o quanto quiser na rua, quando estiver fora de casa, e, quando chegar, conecte-o a uma base para continuar jogando em uma tela maior.

Ele vai ser como um tablet com duas entradas laterais para controles – a imagem abaixo, do Eurogamer, é para ilustrar o conceito adotado pela Nintendo:

nx-conceito

Quando quiser jogar na TV, é só plugar o aparelho na base e desconectar os controles dele.

O Eurogamer também diz que o novo console vai usar cartuchos, o que faz sentido considerando que é um portátil (é difícil imaginar um leitor de Blu-Ray em um dispositivo feito para ser levado para qualquer lugar). Esses cartuchos terão até 32GB de espaço interno, oferecendo mais do que os discos do Wii U com 25GB.

A Nintendo teria considerado abandonar completamente mídias físicas e usar apenas distribuição digital, mas acabou desistindo dessa ideia. Ela deve vender jogos digitais, obviamente, mas quem preferir ter uma versão física em casa também vai ter essa opção.

Uma espécie de tablet com processador móvel potente pode até sugerir que o NX rode Android – no passado surgiram rumores de que a Nintendo usaria uma versão modificada do sistema do Google no console – mas não deve ser esse o caso, e o NX rodará uma plataforma desenvolvida pela própria Nintendo.

Por mais que o artigo do Eurogamer dê uma boa ideia de como deve ser o NX, ainda tem muita coisa a ser explicada. Qual será o tamanho da tela, o armazenamento interno (expansível, esperamos), o preço, a bateria (a do 3DS deixa muito a desejar, com cerca de 6 horas de vida nos modelos com mais duração), entre várias outras coisas.

Aparentemente não demoraremos muito a saber tudo isso. A Nintendo deve apresentar oficialmente o NX em setembro, com alguns meses de preparação até seu lançamento oficial em março. Também deve ser em setembro que conheceremos mais dos primeiros jogos dele (Zelda: Breath of the Wild é o único confirmado pela Nintendo), para enfim saber quão potente ele realmente é.

[Eurogamer]

Foto por MShades/Flickr