A Rússia deu início na madrugada da quinta-feira (24) a um ataque aéreo a mais de dezesseis regiões ucranianas, incluindo a capital do país, Kiev. Com isso, a guerra entre os dois países fez com que os olhos do mundo voltassem completamente para a região.
Porém, o conflito entre Rússia e Ucrânia não é de hoje e não está claro para todos. Entender o combate e a história de ambos os países é fundamental nesse momento de uma possível guerra de proporções mundiais, na qual a Rússia detém de um poderoso arsenal nuclear.
E para a nossa sorte, as produções audiovisuais trataram de deixar tudo bem mastigadinho por meio de vários filmes, séries e documentários. Pensando nisso, fizemos uma lista para te ajudar a entender melhor o conflito entre Rússia e Ucrânia.
Abaixo indicamos dez conteúdos que explicam como essa tensão foi crescendo até chegarmos à invasão da Ucrânia pelo governo Vladimir Putin. Confira:
Bad Roads (2020)
Bad Roads é um filme comovente de 2020 que vai além do cenário de conflito entre ambos os países e traz histórias de pessoas que estão submersas nesse confronto. O longa traz ao espectador a história de quatro personagens que permeiam as estradas de Donbass, que faz fronteira entre a Ucrânia e a Rússia. Drama ucraniano em língua russa dirigido por Nataliia Vorozhbyt, o filme analisa a história dessas pessoas no momento em que o conflito ocorre sem que chame a atenção do mundo como agora.
Indisponível nos streamings.
Chernobyl (2019)
Com prêmios de “Melhor Minissérie”, “Melhor Direção” e “Melhor Roteiro” na 71ª Cerimônia do Emmy Awards, a produção audiovisual criada por Craig Mazin dramatiza os eventos em torno do acidente nuclear de 1986 na usina de Chernobil. Hoje, uma cidade-fantasma que faz parte do território ucraniano e está a 90 km da capital Kiev. Os seis episódios mostram como a burocracia soviética direto de Moscou fez de tudo para esconder do mundo e dos seus próprios cidadãos a tragédia e os riscos por conta dos altos índices de radiação liberados.
Onde assistir: HBO Max
A Sombra de Stalin (2019)
A briga entre Ucrânia e Rússia não é de hoje. Em 1933, o repórter galês Gareth Jones viaja clandestinamente à União Soviética com a finalidade de investigar o então sucesso econômico do governo de Josef Stalin. Entretanto, chegando lá ele se depara com um reino de horror, do frio, da fome e da morte. No longa, o jornalista galês Gareth Jones arrisca a vida para expor o genocídio da fome na Ucrânia perpetrado em 1933 pela União Soviética. Direção de Agnieszka Holland.
Onde assistir: Netflix
Catarina, A Grande (2019)
“Catarina, A Grande” é uma minissérie de 2019 que retrata o restabelecimento do Império russo, no século dezoito, nos últimos anos de governo da monarca Catarina que, ao lado de seu amado, traça um plano que leva a expansão do território russo sobre áreas ucranianas, mais especificamente na região da Crimeia, ponto estratégico para ambos os países. A Crimeia hoje está sob domínio russo novamente desde 2014 após invasão e anexação à Rússia. Apesar de ter sido mundialmente condenada pela atitude, a Rússia alega que a região apresenta fortes laços culturais e igualmente históricos com o povo russo.
Onde assistir: HBO Max
As Testemunhas de Putin (2018)
Documentário que se debruça na trajetória de Vladimir Putin, que na prática é o dono do poder na Rússia desde 1999. O diretor Vitaly Mansky vai fundo para mostrar as origens e as conexões do ex-agente do serviço de espionagem que ascendeu à política. Desde o início, um personagem dominante, que não aceita ceder um milímetro. O documentário permite conhecer como o ex-agente de espionagem ascendeu ao controle político e é hoje o presidente de uma das nações com o maior poder de armamento nuclear do mundo. Dirigido por Vitaly Mansky, o doc não fica apenas no raso e traz detalhes de toda a trajetória de Putin, líder russo desde 1999.
Indisponível nos streamings.
Entrevistas com Putin (2017)
“Entrevistas com Putin” é um documentário do cineasta americano Oliver Stone que busca apresentar o líder russo de uma maneira um pouco diferente da imprensa tradicional do Ocidente. Isso porque, segundo Stone, a maneira como Putin é retratado está carregado de ideologia e que ele é mais do que apenas um tirano de um país distante. O documentário polêmico com quatro episódios pode causar estranheza para quem está acostumado a ver matérias sobre Vladimir Putin vinculadas na imprensa tradicional.
Onde assistir: Disponível gratuitamente na Rede TVT no Youtube
A Última Resistência (2017)
Filme que mostra a Segunda Batalha do Aeroporto de Donetsk, um dos territórios ucranianos de população de maioria russa que está no centro do atual conflito. Mostra um grupo de voluntários que chegam ao local pela primeira vez; o aeroporto está sendo mantido pelos ucranianos por mais de quatro meses de guerra.
Onde assistir: Amazon Prime Video
Winter on Fire (2015)
O documentário de 2015, indicado na categoria Melhor Documentário no Oscar de 2016, acompanha uma manifestação pacífica de estudantes na Ucrânia que acabou se tornando em 93 dias de uma revolução na luta pelos direitos civis do país.
Onde assistir: Netflix
Senhor das Armas (2005)
Yuri Orlov (Nicolas Cage) é um traficante de armas que realiza negócios nos mais variados locais do planeta. Ele acaba ficando milionário se aproveitando do fim da Guerra Fria, do colapso da União Soviética e do crescimento do terrorismo internacional para fazer negócios em todas as partes do mundo. Enquanto isso, Yuri tenta sempre se manter um passo à frente de Jack Valentine (Ethan Hawke), um agente da Interpol, e também de seus concorrentes e até mesmo clientes, entre os quais estão alguns dos mais famosos ditadores do planeta.
Onde assistir: Amazon Prime Video
Stalin (1992)
Cinebiografia em forma de telefilme com Robert Duvall como o ditador de origem georgiana que tomou o poder após a morte de Lênin e controlou com mão de ferro o estado comunista por várias décadas. Aqui, é possível ver que as tensões entre as repúblicas soviéticas, sobretudo a Ucrânia, nunca cessaram. Mas eram sempre reprimidas severamente.
Onde assistir: HBO Max
Bônus: Cortes do Casimiro com o professor Tanguy Baghdadi
Se restou alguma dúvida sobre todo o contexto envolvendo os conflitos entre Rússia e Ucrânia, ou se o “politiquês” acaba te confundindo, uma saída é simplesmente acompanhar esse vídeo do streamer Casimiro, no qual ele convida o professor Tanguy Baghdadi para, da maneira mais didática e descontraída possível, explicar toda a tensão que vêm ocorrendo nos últimos dias.