“Rust”: após morte no set, faroeste de Alec Baldwin volta a ser filmado em janeiro

Gravação de Rust recomeçará em janeiro após acordo entre Alec Baldwin, sua produtora e o marido de Halyna Hutchins, que morreu nas filmagens em outubro do ano passado. Saiba detalhes dessa retomada
"Rust": após morte no set, faroeste de Alec Baldwin volta a ser filmado em janeiro
Imagem: Gage Skidmore/Flickr/Divulgação

“Rust” vai voltar a ser gravado em janeiro. O filme foi interrompido desde a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins após disparo acidental de arma de fogo em pleno set em outubro do ano passado.

A decisão, anunciada nesta quarta-feira (5), ocorre depois do acordo entre a produção do filme, o ator Alec Baldwin e Matthew Hutchins, viúvo da vítima. 

“Chegamos a um acordo, sujeito à aprovação do tribunal, para nosso caso de homicípio culposo sobre os produtores de “Rust”, incluindo Alec Baldwin e Rust Movie Productions”, diz o texto assinado por Matthew Hutchins ao qual a revista Variety teve acesso

Segundo Hutchins, o caso será arquivado e ele se tornará produtor executivo do filme. No mesmo anúncio, o viúvo da produtora afirmou que as filmagens seguem com os atores originais a bordo a partir de janeiro. 

“Não tenho interesse em me envolver em recriminações ou atribuição de culpa”, disse. “Todos acreditamos que a morte de Halyna foi um acidente terrível. Sou grato aos produtores e comunidade de entretenimento, que se uniram para prestar uma homenagem ao trabalho final de Halyna”.  

Halyna Hutchins morreu em outubro do ano passado, aos 42 anos, após um disparo de revólver que deveria estar sem munição. Além do marido, ela também deixou um filho de nove anos. 

Processo 

Em fevereiro deste ano, advogados representando Hutchins entraram com uma ação de homicídio culposo contra Baldwin e sua produtora. Eles alegaram que o tiro resultou de negligência da equipe e corte de custos. Até agora, não há informação sobre as partes do termo de acordo.  

Uma investigação do FBI concluiu que a arma de fogo que matou Hutchins não poderia ter sido disparada sem um puxão do gatilho e que os componentes internos estavam intactos e funcionais. Baldwin, por sua vez, diz que acredita não ter puxado o gatilho antes de disparar. 

O diretor de “Rust”, Joel Souza, que teve o ombro ferido com o disparo no incidente, disse que só voltaria a dirigir o longa se isso fosse feito com o envolvimento de Matthew e da família Hutchins. 

“Embora agridoce, estou satisfeito que vamos completar o que Halyna e eu começamos”, disse. “Todos os meus esforços neste filme serão para honrar o seu legado e deixá-la orgulhosa. É um privilégio ver isso em seu nome”. 

Os promotores do Novo México ainda não decidiram se vão apresentar acusações contra Baldwin e outros membros da equipe envolvidos no disparo.

Rust: faroeste fora-da-lei

O longa “Rust” segue os moldes dos filmes de faroeste e conta a história de Harland Rust, um fora-da-lei interpretado por Baldwin. O protagonista foge com seu neto, Lucas (Brady Noon), de 13 anos, quando o jovem é sentenciado à forca por um assassinato acidental. 

A polícia, então, passa a perseguir Harland e Lucas. No meio do caminho, outro obstáculo surge no caminho de avô e neto: o caçador de recompensas Fenton “Preacher” Lang (Travis Fimmel). 

Com a retomada das gravações, os produtores ainda não divulgaram a data de lançamento do filme.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas