“Rust”: tragédia no set de filmagem vai virar documentário
Quase dois anos depois da morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, o filme “Rust” voltará a ser filmado. Além disso, será produzido um documentário sobre a finalização do filme, que focará na vida e obra de Hutchins. Segundo informações da revista Variety, o documentário terá o “total apoio” e produção do viúvo de Halyna, Matthew Hutchins.
A Rust Movie Productions, produtora do longa, revelou que Rachel Mason dirigirá o documentário, com produção de Julee Metz — grandes amigas da diretora de fotografia. O documentário, começará a ser produzido juntamente com o retorno das gravações de “Rust”, mas ainda não tem uma previsão de lançamento.
“Embarcamos nessa empreitada para jogar luz na vida de Halyna e honrar suas conquistas. Nós nos recusamos a nos esconder de qualquer aspecto da história, não importa o quão difícil seja. Se isso significa o esforço de completar o último filme de Halyna, é nosso dever documentar esse processo”, afirmou Metz ao site The Hollywood Reporter.
A produção sobre Halyna Hutchins vai explorar sua juventude vivendo em uma remota base naval soviética e em Kiev, na Ucrânia, até seu sucesso como diretora de fotografia em Hollywood.
O retorno das gravações de “Rust”
O longa de faroeste estrelado por Alec Baldwin sofreu algumas mudanças, tanto no roteiro como na equipe de produção, e voltará às gravações trazendo parte da equipe original, junto com novos profissionais. As filmagens voltam a ser rodadas entre março e maio deste ano.
Bianca Cline será a nova diretora de fotografia. Além disso, os produtores ainda disseram que Cline doará seu salário para instituições de caridade em homenagem a Halyna Hutchins.
O diretor Joel Souza – que foi baleado e ferido no incidente volta a trabalhar, além do coordenador de dublês Allan Graf, a figurinista Terese Davis, entre outros. Grant Hill, um veterano da indústria que participou filmes “Matrix” também é uma nova adição.
Matthew Hutchins, marido de Halyna, assume como produtor-executivo após acordo fechado com a produtora Rust Movie Productions. O anúncio veio quando os produtores chegaram a um acordo com Matthew Hutchins, sob o qual ele se tornou produtor executivo. A decisão permite que Matthew e o filho do casal obtenham o pagamento do seguro e uma parte dos lucros do filme.
Esta é a segunda vez que os produtores “Rust” afirmam que as gravações irão retornar. Em outubro do ano passado, eles declararam que as filmagens começariam com o elenco original em janeiro de 2023, uma data que claramente veio e passou.
Alec Baldwin segue como protagonista, apesar de ter sido acusado no mês passado de homicídio involuntário pela morte de Halyna Hutchins. Hannah Gutierrez Reed, a armeira do filme, também foi acusada no caso. Vale ressaltar que a produção ainda enfrenta outros dois processos: de membros da equipe de “Rust” e dos pais e irmã de Halyna.