Saiba qual a hora exata de dormir para reduzir risco cardíaco
Uma pesquisa publicada na revista European Heart Journal, feita por cientistas do Reino Unido, mostrou que há um horário ideal para dormir, mais especificamente entre 22h e 23h. O estudo avaliou 88 mil voluntários e constatou que o risco de ataques cardíacos e derrames pode ser diminuído com a sincronização do sono.
Cientistas do UK Biobank, banco de dados biomédico com base genética e de saúde detalhadas de meio milhão de pessoas no Reino Unido, utilizaram informações sobre os tempos de sono e acordado dos voluntários por um período de sete dias, com ajuda de um dispositivo semelhante a um relógio de pulso.
Em seguida, a equipe acompanhou as alterações no sistema cardíaco e circulatório por seis anos e descobriu que pouco mais de três mil adultos (3,6% dos entrevistados) desenvolveram doenças cardiovasculares. A maioria dos casos ocorreu em pessoas que foram para a cama mais tarde ou mais cedo do que o “ideal” das 22h às 23h.
Os pesquisadores também fizeram análises para associação entre o início do sono e eventos cardiovasculares após o ajuste de fatores como idade, sexo, duração do repouso, irregularidade do sono (definida como horários variados de dormir e acordar), tabagismo, índice de massa corporal, diabetes, pressão arterial, colesterol e nível socioeconômico.