Nem todas as capitais do mundo são enormes e super movimentadas. Algumas delas, na verdade, vão totalmente contra esse estereótipo, reunindo pequenas quantidades de pessoas. A menor capital do mundo, por exemplo, tem cerca de mil habitantes! Trata-se da Cidade do Vaticano, residência oficial do Papa, onde todos os habitantes precisam de nomeação. Entenda:
Os moradores da Cidade do Vaticano, considerada uma nação soberana, são nomeados pela Igreja Católica ou seus familiares imediatos. Sendo assim, eles perdem a cidadania no momento que a nomeação termina. Pais, descendentes e cônjuges também têm direito à cidadania, desde que morem sob o mesmo teto.
Não há estatísticas oficiais, mas em 2018, as estimativas da população do Vaticano variavam entre 800 a 900 habitantes. Eles são, principalmente, membros do clero e soldados da Pontifícia Guarda Suíça. Ah, e todos são católicos!
Menores capitais do mundo
Não é só o Vaticano que tem pouquíssimos cidadãos. Segundo dados da ONU, a capital Vaduz, no país europeu de Liechtenstein, tem cerca de 5 mil habitantes. Já Funafuti, em Tuvalu, na Oceania, tem aproximadamente 7 mil habitantes em apenas 200 metros!
Enquanto alguns países abrigam mais da metade de sua população total, na Micronésia, a realidade é diferente: apenas 6,2% dos cerca de 113 mil habitantes vivem na capital, Palikiro.
De acordo com o levantamento feito pela Statista, Dodoma, no centro da Tanzânia, e Islamabad, a capital paquistanesa, têm números ainda menores. Ambas não possuem mais de 0,5% da população de seus países.
As capitais das gigantes territoriais Índia e China também aparecem na lista. Com quase 20 milhões de habitantes, Pequim tem apenas 1,4% dos 1,4 bilhão de pessoas da China vivendo na capital.