Samsung: Bixby poderá clonar a voz de usuários para responder chamadas
O Bixby, assistente virtual da Samsung, ganhou recursos interessantes após uma nova atualização. A mudança que ganhou mais destaque envolve uma ferramenta de inteligência artificial capaz de clonar voz e tom de fala do usuário. Ela pode, assim, responder ligações caso o usuário do smartphone esteja impossibilitado no momento.
Para usar a funcionalidade o usuário precisará cadastrar a voz no “Bixby Custom Voice Creator”. Será preciso dizer algumas frases em voz alta para treinar a inteligência artificial a ponto de ela reproduzir frases geradas automaticamente para atuar em ocasiões específicas.
Inicialmente, o recurso será liberado apenas na Coreia do Sul, mas deve chegar em outros países nos próximos anos. A ideia é desenvolver a tecnologia apara que ela possa servir em outros aplicativos e plataformas, não apenas em ligações.
O recurso é compatível com a interface de usuário One UI 5 ou superior e, por enquanto, ficará disponível apenas nos recém lançados smartphones da linha Galaxy S23.
A tecnologia de “clonagem” de vozes não é exatamente uma novidade. A Sonantic, já usa inteligência artificial para reproduzir vozes humanas realistas há algum tempo, e despontou mesmo quando recriou a voz do ator Val Kilmer no longa Top Gun Maverick, estrelado por Tom Cruise.
Kilmer, que já viveu até mesmo o Batman nas telonas, não pode falar em razão de complicações ocasionadas por um câncer de garganta. A empresa conseguiu reproduzir sua voz e incluí-la no filme, com um resultado que impressionou bastante os espectadores do filme. Em junho do ano passado, o Spotify comprou a Sonantic e está implementando sua tecnologia em um novo DJ baseado em IA.