A apresentação da Samsung é sempre uma das mais aguardadas da CES — e as grandes novidades nem têm a ver com smartphones!

Em 2013, a fabricante sul coreana traz a sua primeira linha de TVs com ultradefinição (4K), vários modelos avançados de LED e uma boa nova para quem tem uma TV “antiga”: um kit de atualização com todos os benefícios dos futuros lançamentos.

Os destaques da Samsung na CES 2013 são duas linhas de TVs: os modelos UHD (ultradefinição, ou 4K) e a nova série F8000, com aparelhos LED de até 75″.

samsung-4kb

A TV 4K se chama Samsung S9 e vem em dois tamanhos: 85″ e 110″, o maior televisor do mundo com essa resolução. Ambas têm um design que – como a empresa prometeu – é “sem precedentes”. Chamado “Timeless Gallery”, nele a tela fica suspensa em uma moldura (não-removível) de metal. Nas bordas, fica o sistema de som 2.2 de 120 watts. A TV também tem um sistema de upscaling que transforma conteúdo Full HD em 4K. O modelo de 85″ será lançado em março por preço ainda não especificado.

E também temos a linha F8000, de LED Full-HD, que estará disponível este ano em versões de 46″, 55″, 60″, 65″ e 75″. Elas possuem Micro Dimming Ultimate, que controla a retroiluminação e evita vazamentos de luz.

Tanto a nova série F8000 como as TVs 4K vêm com suporte ao codec HEVC, que corta pela metade o tamanho de vídeos sem perda de qualidade.

F8000_001_Front_Black

Mas o que mais chama a atenção em todas elas é a presença de um processador quad-core Cortex-A15 de 1,3 GHz. Nos modelos do ano passado já era possível rodar Angry Birds, que é um jogo relativamente simples. O que essas quatro cabeças pensantes dentro da TV permitirão na linha 2013? Segundo a Samsung, isso permite a você “alternar entre apps, serviços online e transmissões de TV de forma rápida e fácil”.

A nova safra de TVs também conta com a S Recommendation, que usa todo o seu histórico de uso na TV para sugerir a você conteúdo ao vivo, sob demanda ou na forma de apps – assim, você sempre terá o que assistir. Além das recomendações personalizadas, será possível buscar por conteúdo usando critérios bem específicos, como filmes que tenham no elenco tal ator ou atriz.

Também há o Voice Interaction, um sistema de navegação, controle e busca que usa a voz como interface entre você e a TV. Ele funcionará como o S Voice (ou a Siri), ou seja, será capaz de compreender linguagem natural, dispensando a pronúncia de comandos pré-determinados – ao contrário do Kinect, por exemplo.

Completa o pacote de novidades em software a releitura do Smart Hub, que é a central de apps, canais e recursos da TV. Agora ela está mais organizada e limpa, como você pode ver abaixo na TV à sua esquerda.

Evolution Kit 2013

Uma promessa feita pela Samsung em 2012, também na CES, se concretizou: alguns modelos de TVs antigas terão acesso ao Evolution Kit 2013. Basicamente, é um acessório que trará todas as novidades apresentadas para essas TVs, incluindo o processador quad-core. A Samsung ainda não revelou quais modelos exatamente serão elegíveis, mas é tranquilo apostar que pelo menos os topo de linha, como as séries ES8000 (na imagem acima) e ES7000, deverão entrar na dança. Vale lembrar que as Smart TVs que a Samsung lançar este ano também serão compatíveis com um futuro Evolution Kit.

A Samsung também promete lançar sua TV OLED, a F9500, com subpixels que dispensam a retroiluminação e geram cores com maior pureza, além de imagens sem motion blur. Ela possui uma função que permite a duas pessoas verem dois vídeos em Full-HD ao mesmo tempo, usando óculos 3D. No entanto, ainda não há preço nem disponibilidade para ela – mas pode ter certeza de que ela vai custar bem caro.

Estamos na CES e logo traremos mais detalhes sobre as novidades da Samaung em TVs. [Samsung]

Colaborou: Felipe Ventura.