Em um ano atípico por causa da pandemia de coronavírus, a CES 2021, que é realizada anualmente em Las Vegas (EUA), está acontecendo por meio de transmissões online. O que não está muito diferente são os anúncios das fabricantes, como é o caso da Samsung. Sim, uma novidade e outra foi revelada pela companhia em seu keynote no evento, mas no geral a empresa reforçou o compromisso em conectar todos os dispositivos da sua casa através de Internet das Coisas (IoT).

Aqui estão os anúncios mais legais da conferência da Samsung na CES 2021.

Geladeiras ainda mais conectadas

Um dos primeiros anúncios foi a nova linha de refrigeradores Flex Bespoke, que mantém as principais características dos modelos anteriores, incluindo opções variadas de armazenamento e uma câmera embutida para que você veja o que tem dentro da geladeira sem precisar abri-la. Isso acontece por meio de um painel sensível ao toque que fica na porta do refrigerador, que por sua vez também ganhou algumas melhorias. Há ainda um dispenser de água, e o app Family Hub, que centraliza todos os dispositivos IoT da casa, agora está visualmente mais organizado.

E eu falei que algumas geladeiras têm portas coloridas? Pois é.

Robô-aspirador

O JetBot 90 AI+ é um robô-aspirador que segue o padrão de limpeza da maioria dos gadgets da categoria. A diferença é que o acessório da Samsung também é capaz de desviar do xixi e cocô do seu gato ou cachorro de estimação. Após a coleta da sujeira, o robô volta para a estação de carregamento e deposita todo o lixo em um compartimento – o seu único trabalho vai ser retirar a sacola, mas sem ter entrado em contato com a sujeira previamente.

Criado em colaboração com a Intel, o aparelho usa recursos de inteligência artificial e sensores LiDAR para reconhecimento de campo, podendo detectar de forma mais apurada os objetos da casa e desviar dos obstáculos. Ele ainda vem com uma câmera de vídeo que grava todo o processo, e você pode acompanhar ou até controlar a limpeza remotamente via smartphones da marca sul-coreana.

A previsão é que o JetBot 90 AI+ comece a ser vendido ainda no primeiro semestre de 2021. O preço não foi revelado, mas não deverá ser algo barato, já que o robô-aspirador topo de linha anterior da Samsung custa US$ 900.

Mais robôs

Também fizeram parte da apresentação dois robôs domésticos. O Bot Care parece atuar mais como uma companhia ao usuário, podendo fazer sugestões de se exercitar após ficar várias horas trabalhando sentado, ou iniciar uma chamada de vídeo usando uma tela com câmera embutida no próprio robô. Bem, não é muito diferente do que podemos fazer usando a agenda ou lembretes em nossos celulares, mas a presença física do robô deve ser um diferencial.

A segunda máquina é o Bot Handy, que tem um apelo maior para tarefas domésticas. Ele vem com um braço mecânico para coletar objetos e guardá-los em lugares específicos. Na demonstração, o robô pegava pratos de um escorredor e os colocava dentro de uma lava-louças.

Data de lançamento? Por enquanto, nenhuma.

Vale a citação

Dentre outras novidades reveladas pela Samsung na transmissão, é importante citar que:

  • As TVs tiveram uma participação bem tímida no evento. Mas isso tem um motivo: a fabricante já tinha feito um evento na semana passada onde detalhou mais informações dos produtos. É só acessar este link;
  • A partir deste ano, todas as TVs da marca e produtos de áudio terão caixas fabricadas com menos materiais agressivos ao meio-ambiente e que podem ser transformadas em diferentes objetos úteis para a casa, como guardadores, prateleiras e até casas de gato. Essas caixas só eram usadas para embalar televisores premium da Samsung, mas agora serão expandidas para todos os modelos;
  • A Samsung falou muito rapidamente sobre a plataforma Gait Enhancing Motivational System (GEMS), um projeto de exoesqueleto para ajudar na mobilidade de pessoas com dificuldades motoras. O que muda é que o acessório, pelo menos na versão usada para as pernas, agora tem uma bateria mais eficiente e duradoura, mas nada sobre um lançamento mais amplo desses dispositivos;
  • Um dos últimos anúncios foi sobre uma iniciativa que transforma dispositivos antigos da companhia, como smartphones descontinuados, em aparelhos de IoT. O projeto, chamado Galaxy Upcycling at Home, permite que um celular sem uso, por exemplo, seja utilizado como um interruptor de luzes ou babá eletrônico. De novo, nada sobre quando isso será disponibilizado.

E para encerarmos: lembra do Ballie, aquele robô-bolinha estilo BB-8 do Star Wars, que esteve na CES do ano passado? Nem a gente.