Jin Soo Kim, designer industrial da Samsung, foi chamado para testemunho na disputa judicial contra a Apple. Ele disse que o projeto do Galaxy Tab 10.1 não poderia ter copiado o iPad, porque o projeto começou em outubro de 2009, enquanto o iPad foi anunciado em 2010.

Kim até mostrou um e-mail, enviado três semanas antes do iPad ser lançado, que incluía um design bem próximo ao Tab 10.1.

Segundo o The Verge, Kim disse que cada aspecto do tablet foi criado pensando em facilidade de uso ou eficiência de produção, não pensando no iPad. E quanto às alegações de que a Samsung redesenhou o Tab 10.1 depois de ver como o iPad 2 era fino, Kim disse que a Samsung tentava há tempos criar um Tab 10.1 mais fino, depois de ver os tablets da Mobile World Congress em 2011.

Segundo o AllThingsD, Kim e Samsung queriam fazer o tablet mais fino e leve do mundo para criar “uma vantagem competitiva” em relação aos inúmeros tablets sem diferencial, não porque tinha a Apple como alvo.

Questionando as patentes

A defesa da Samsung também revisitou alguns pontos levantados nos últimos dias. Ela exibe várias patentes, mockups e produtos que serviriam de anterioridade, ou seja: uma prova pré-existente de que as patentes da Apple não seriam de fato originais.

A mesa DiamondTouch sensível ao toque (vídeo abaixo) voltou a ser discutida no tribunal: a Apple detém a patente de multitoque, mas esta mesa pode ter implementado isto antes. A Samsung também citou a demonstração de outra mesa touchscreen, exibida por Jeff Han em uma palestra TED em 2006 (vídeo aqui).

O LaunchTile, interface criada para Windows Mobile, também foi usado como prova de anterioridade para outra patente da Apple, que cobre o efeito de “salto” ao se chegar no final de uma lista. A própria mesa DiamondTouch roda um aplicativo, chamado TableCloth, com um efeito visual de “salto” bastante semelhante. O aplicativo foi criado em 2005; a patente da Apple foi requerida em 2007.

A Samsung deve terminar sua defesa amanhã: a juíza Lucy Koh diz que os testemunhos acabam nesta sexta-feira. [The Verge e AllThingsD]