Existe um mundo maravilhoso de launchers para Android: eles podem transformar seu smartphone em algo completamente diferente. Já existem ótimas alternativas como o LauncherPro e o ADWLauncher, mas a Samsung quer entrar nessa também.

O launcher não tem nada da interface personalizada TouchWiz que a Samsung coloca em seus produtos. A interface se chama Pure Breeze (disponível aqui) e é, bem, um pouco estranha. O Pure Breeze organiza seus apps em grupos: ao abrir, ele exibe uma longa lista vertical de apps – como no Android padrão – que você reúne em grupos arrastando-os para uma barra inferior. Você navega entre os grupos deslizando o dedo para os lados, como se fossem telas iniciais. Há também uma “tela inicial” flutuante, chamada The Kite (pipa), que está sempre facilmente acessível através do botão Home – lá você pode colocar grupos, apps e widgets.

Não sei se gostei dessas pequenas mudanças: estou acostumado a navegar pelas telas iniciais arrastando o dedo para os lados. Mas que é estranho usar o Pure Breeze, isso é. O vídeo a seguir explica mais sobre ele; pule para o ponto 1:00. [Android Market via TechCrunch]