_Samsung

[Hands-on] Flow, da Samsung, parece ser um bom clone dos recursos de Continuidade da Apple

A Samsung quer que você tenha acesso às suas coisas em todos os seus dispositivos. Páginas web, ligações e muito mais. Não seria maneiro se você pudesse saltar de um dispositivo para outro sem qualquer inconveniente? E essa ideia não soa um tanto familiar? O conceito é basicamente uma página da cartilha do Yosemite, da Apple, […]

A Samsung quer que você tenha acesso às suas coisas em todos os seus dispositivos. Páginas web, ligações e muito mais. Não seria maneiro se você pudesse saltar de um dispositivo para outro sem qualquer inconveniente? E essa ideia não soa um tanto familiar?

O conceito é basicamente uma página da cartilha do Yosemite, da Apple, especificamente a “Continuidade”, aquela família de recursos que se estendem por vários dispositivos e que contempla o Handoff e permite a você atender chamadas no Mac, entre outras coisas. (A ideia em si está no ar faz mais tempo, porém.) Até o momento, parece que a Samsung levará o seu clone da Continuidade um pouquinho além da oferta da Apple, mas nada muito diferente em outras.

A Samsung divide o Flow em três categorias: Transferir, Adiar e Notificar. Transferir permite que você leia, trabalha e desloque ligações entre diferentes dispositivos Samsung, sem qualquer entrave. Adiar, como o nome sugere, permite que você colocar de lado qualquer coisa em que esteja trabalhando para continuar mais tarde (e também em outro dispositivo, caso assim deseje). E Notificar transforma qualquer TV, PC, tablet ou smartwatch compatível com o Flow em uma tela de notificações e mensagens de texto, de modo que você fique a par da sua vida social mesmo se você estiver no meio de uma maratona de séries na Netflix.

Conseguimos colocar as mãos em uma versão preliminar do Flow e, para nossa surpresa, ele é um tanto mais legal do que aparentava à primeira vista. Qualquer app que se integre bem com a tela de compartilhamento do Android pode enviar coisas ao Flow que, então, consegue encaminhar esse conteúdo a qualquer outro dispositivo compatível que esteja pareado via Bluetooth.

Ele não só consegue mandar a página web que você está lendo, como também em que ponto dela você está, ou seja, dá para continuar lendo o material mais ou menos do mesmo ponto onde parou no primeiro dispositivo. Você consegue enviar links do Yelp, destinos do Google Maps e muitas outras coisas, contanto que o dispositivo de destino consiga lidar com o conteúdo enviado, ou simplesmente Adiar, ação que cria uma lista de itens que sincroniza instantaneamente em todos os seus dispositivos conectados ao Flow. É como o Pocket, ou as abas sincronizadas do seu navegador, mas para tudo — não apenas posts que você quer ler mais tarde. Infelizmente, não pudemos testar o redirecionamento de chamadas para outro dispositivos.

De qualquer forma, ainda não está muito claro o quanto a Samsung quer compartilhar essa ideia com o universo Android. No fim, o Flow pode vir a ser uma bênção para aquele cara que tem um arsenal de gadgets da Samsung, e apenas dela. Vendo o lado positivo, se você tiver pelo menos dois gadgets capazes de conversar tão bem pelo Flow, já é melhor do que nada. [Samsung ThinkTank]

Sair da versão mobile