A Samsung quer que você tenha acesso às suas coisas em todos os seus dispositivos. Páginas web, ligações e muito mais. Não seria maneiro se você pudesse saltar de um dispositivo para outro sem qualquer inconveniente? E essa ideia não soa um tanto familiar?

O conceito é basicamente uma página da cartilha do Yosemite, da Apple, especificamente a “Continuidade”, aquela família de recursos que se estendem por vários dispositivos e que contempla o Handoff e permite a você atender chamadas no Mac, entre outras coisas. (A ideia em si está no ar faz mais tempo, porém.) Até o momento, parece que a Samsung levará o seu clone da Continuidade um pouquinho além da oferta da Apple, mas nada muito diferente em outras.



A Samsung divide o Flow em três categorias: Transferir, Adiar e Notificar. Transferir permite que você leia, trabalha e desloque ligações entre diferentes dispositivos Samsung, sem qualquer entrave. Adiar, como o nome sugere, permite que você colocar de lado qualquer coisa em que esteja trabalhando para continuar mais tarde (e também em outro dispositivo, caso assim deseje). E Notificar transforma qualquer TV, PC, tablet ou smartwatch compatível com o Flow em uma tela de notificações e mensagens de texto, de modo que você fique a par da sua vida social mesmo se você estiver no meio de uma maratona de séries na Netflix.

Tablet e smartphone Samsung com Flow.

Conseguimos colocar as mãos em uma versão preliminar do Flow e, para nossa surpresa, ele é um tanto mais legal do que aparentava à primeira vista. Qualquer app que se integre bem com a tela de compartilhamento do Android pode enviar coisas ao Flow que, então, consegue encaminhar esse conteúdo a qualquer outro dispositivo compatível que esteja pareado via Bluetooth.

Flow no navegador de um Galaxy.

Ele não só consegue mandar a página web que você está lendo, como também em que ponto dela você está, ou seja, dá para continuar lendo o material mais ou menos do mesmo ponto onde parou no primeiro dispositivo. Você consegue enviar links do Yelp, destinos do Google Maps e muitas outras coisas, contanto que o dispositivo de destino consiga lidar com o conteúdo enviado, ou simplesmente Adiar, ação que cria uma lista de itens que sincroniza instantaneamente em todos os seus dispositivos conectados ao Flow. É como o Pocket, ou as abas sincronizadas do seu navegador, mas para tudo — não apenas posts que você quer ler mais tarde. Infelizmente, não pudemos testar o redirecionamento de chamadas para outro dispositivos.

Destino do Flow.

De qualquer forma, ainda não está muito claro o quanto a Samsung quer compartilhar essa ideia com o universo Android. No fim, o Flow pode vir a ser uma bênção para aquele cara que tem um arsenal de gadgets da Samsung, e apenas dela. Vendo o lado positivo, se você tiver pelo menos dois gadgets capazes de conversar tão bem pelo Flow, já é melhor do que nada. [Samsung ThinkTank]