A Samsung adicionou hoje dois smartphones a seu portfólio no Brasil: a nova geração do Galaxy A7 e do Galaxy A5 estreia com um preço bastante salgado, apesar das especificações técnicas intermediárias.

Os dois smartphones são praticamente idênticos, tendo a principal diferença no tamanho da tela e numa ou outra especificação técnica. Ambos contam com processador octa-core de 1,6 GHz, 16 GB de armazenamento, câmera traseira de 13 megapixels e frontal de 5 megapixels.

As diferenças ficam por conta da tela AMOLED Full HD (o A7 tem 5,5 polegadas, enquanto o A5 tem 5,2 polegadas), memória RAM (o A7 tem 3 GB, enquanto o A5 tem 2 GB) e bateria (3.300 mAh no A7, 2.900 mAh no A5).

samsung-a5-1
Samsung Galaxy A5

Os dois contam com carregamento turbo e leitor de impressões digitais – eles serão compatíveis com o Samsung Pay quando este for lançado no Brasil. Ambos são dual chip e possuem memória expansível via microSD, com um porém: uma das entradas de cartão SIM é a mesma do microSD, então o usuário precisa escolher entre ter duas linhas no mesmo aparelho ou mais espaço de memória interna.

samsung-a7
Samsung Galaxy A7

O design deles lembra bastante o Galaxy S6, lançado no ano passado. Eles possuem o corpo de metal e vidro e a tela em 2,5D – o vidro frontal é levemente curvado nas bordas, o que faz ele ser mais confortável de ser segurado.

Nos poucos minutos que fiquei com eles em mãos, os dispositivos se mostraram bem competentes, sendo extremamente rápidos para abrir apps e alternar de um para o outro a partir da tela de multitarefa.

Como de costume, a Samsung colocou o TouchWiz por cima do Android 5.1.1 (o 6.0 Marshmallow será lançado para eles no futuro), mas a empresa diz ter diminuído a quantidade de apps embarcados – isso significa que você encontrará menos bloatware no aparelho.

samsung-a5-2

A Samsung adicionou truques para a câmera, que tem abertura f/1.9. Alguns deles são facilmente encontrados em outros dispositivos, como o modo de embelezamento que tenta corrigir falhas no rosto da pessoa, para você ficar mais bonito na selfie.

Também há controle por gestos: estenda a palma da sua mão para a câmera e, depois de alguns segundos, ela tirará uma foto automaticamente. Por fim, um modo de abertura rápido de câmera foi adicionado, e basta tocar duas vezes o botão home e o aplicativo é iniciado quase que instantaneamente.

samsung-a5-3

Não há nada neles muito especial em relação ao que esperamos ver em smartphones intermediários da Samsung, mas agora eles têm um preço bem salgado. Infelizmente isso deve ser tendência no mercado nacional de smartphones, que sofre com a alta do dólar e o fim dos incentivos fiscais.

Os dispositivos já estão à venda no Brasil. O Galaxy A7 sai por R$ 2.499, enquanto o Galaxy A5 custa R$ 2.199. Eles chegam em três cores diferentes: preto, rosê e dourado.