Samsung Galaxy Book 3 360: híbrido é compacto, leve e apresenta tela AMOLED impressionante

Notebook 2 em 1 da Samsung é resistente e possui tela Amoled 2X com 120 Hz. Confira o review do Galaxy Book 3 360
Samsung Galaxy Book 3 360: híbrido é compacto, leve e apresenta tela AMOLED impressionante
Imagem: Samsung/Reprodução

A Samsung anunciou no início do ano a atualização de sua linha de notebooks: os Galaxy Book 3. Os modelos foram apresentados juntamente com os smartphones da linha Galaxy S23, que chegaram no Brasil ainda em fevereiro, mas os laptops da marca tiveram um delay de cerca de três meses.

Os Galaxy Book 3 360 e Galaxy Book 3 Ultra chegaram ao mercado brasileiro no final de maio, com propostas bem diferentes um do outro, mas ambos apresentando recursos bem interessantes. O ponto negativo ficam para os preços, que estão longe de serem acessíveis para a maior parte da população brasileira.

O Giz Brasil teve a oportunidade de testar o modelo conversível, o Galaxy Book 3 360, que é na prática um “2 em 1” — um notebook que pode virar tablet e vice-versa. A Samsung acertou novamente no segmento de notebooks premium com a nova máquina, que é bem versátil e possui poucas mudanças em relação ao seu antecessor.

Visão geral

À primeira vista, o que chama a atenção no produto é o design ultrafino. Sua principal proposta é oferecer máxima portabilidade. Principalmente na versão de 13,3 polegadas, o aparelho cumpre muito bem a missão, já que, além de ter uma espessura de apenas 1,29 centímetros, ele apresenta um peso de apenas 1,16 Kg.

O modelo possui um conjunto de dobradiças que, como a nomenclatura do modelo já adianta, é capaz de dobrar em até 360º. Isso possibilita que os usuários possam utilizar o notebook de forma tradicional ou, caso prefiram, em formato de tablet interagindo com o display touch screen — que iremos detalhar mais ao longo do texto.

Uma dúvida comum entre as pessoas que estão pensando em comprar a máquina é se o teclado continua funcionando no modo tablet. A resposta é não, ele é desativado para evitar transtornos com esbarrões acidentais em algumas teclas. A única tecla que permanece ativa é o “power”.

A tampa é fixada com ímãs para evitar que ela se abra subitamente durante o uso.

O Galaxy Book 3 360 apresenta construção resistente, com corpo em alumínio, e visual bastante premium. No entanto, alguns usuários podem se incomodar um pouco com o acabamento, já que ele pode deixar algumas marcas de digitais na tampa, o que de fato pode ser um pouco inconveniente.

Na caixa o modelo acompanha um cabo do tipo USB-C e uma fonte para alimentação. Embora tenha compatibilidade, o modelo que testamos não veio acompanhado da S Pen. Vale destacar que o aparelho vem de fábrica com o Windows 11 instalado e pronto para uso.

O notebook também conta com entradas HDMI, USB-C sendo que uma delas é Thunderbolt 4, e também uma porta USB-A, que permite a conexão de dispositivos ou periféricos mais antigos. Outra entrada que pode ser muito útil é para cartões MicroSD, que deve facilitar bastante as vidas dos usuários que desejam compartilhar imagens ou vídeos diretamente de suas câmeras fotográficas.

Tela

O painel é um dos pontos que mais chamam a atenção no aparelho. Desde as primeiras gerações, a tela é uma das principais virtudes do notebook e, desta vez, não é diferente. O display Dynamic AMOLED 2X com resolução Full HD e taxa de atualização de 120 Hz segue impressionando bastante com sua capacidade de exibição.

O produto pode ser excelente para usuários que desejam assistir conteúdos em plataformas de streaming. Claro, embora esta não seja a principal finalidade do equipamento, ele certamente não deixará a desejar. O display apresenta ótimos níveis de brilho e contraste e é capaz de exibir imagens com altos níveis de detalhes, principalmente, em razão do seu amplo espectro de exibição de cores.

A Samsung promete uma experiência híbrida e entrega um dispositivo que pode alternar rapidamente entre notebook e tablet. O painel sensível ao toque é bem responsivo e permite uma interação bem fluida com os conteúdos exibidos na tela. Este recurso é útil principalmente durante o uso no “modo tablet” — quando as dobradiças estão “estressadas” em sua totalidade.

O Galaxy 3 360 detecta o modo tablet automaticamente e, conforme o usuário gira o produto, a tela também altera a orientação nos modos retrato e paisagem. Outro fato interessante sobre o produto é que, no modo tablet, os elementos aumentam de tamanho, o que realmente transforma bastante a experiência.

Teclado e Touchpad

O teclado é bem confortável, tem um bom feedback tátil e possui retroiluminação, o que ajuda a visualizar as teclas mesmo em ambientes com pouca luz. Além disso, ele conta com teclado numérico, que é bem útil para o dia a dia, principalmente para os usuários que vão utilizá-lo para fins profissionais.

O botão power contém um leitor biométrico que facilita o desbloqueio da tela, substituindo a autenticação por senha pela impressão digital. Já o touchpad ocupa bem o espaço que tem disponível e, assim como o teclado, é bem responsivo e confortável de utilizar.

Hardware

O que mais  impressiona no modelo é que, embora seja um dispositivo focado em portabilidade, ele não abre mão de desempenho. Os modelos disponibilizados no mercado brasileiro contam com os processadores Intel Core i5 e i7 de décima terceira geração.

A versão que testamos possui processador i7 e 16 GB de memória RAM. Durante todo o período de testes, ele teve uma resposta bem satisfatória às tarefas a que foi submetido. No geral, foi uma experiência bem próxima do esperado e sem problemas muito graves — pelo menos em um uso mais corriqueiro.

Vale ressaltar que o modelo não foi desenvolvido para competir com os produtos do segmento de alto desempenho. Portanto, os usuários podem ter dificuldades em tarefas mais pesadas, como edição de conteúdos em vídeo e na execução de alguns jogos mais pesados.

Games?

O produto não é projetado para jogos, mas alguns games menos exigentes podem ser executados sem grandes dificuldades. Contudo, a ausência de uma GPU dedicada deixa o desempenho do notebook bem limitado, o que compromete bastante a experiência.

Durante a execução de alguns títulos, como “CS:GO”, por exemplo, o notebook sofreu um grande aumento na temperatura. Isso é um sinal bem explícito da dificuldade do notebook executar alguns games. Além disso, outro ponto que incomodou foi o volume de ruído do cooler.

A recomendação para quem quiser se divertir com jogos em seu tempo livre utilizando o notebook é apostar em títulos mais leves e que não exijam muito poder de processamento. Quem estiver à procura de uma experiência mais próxima de uma máquina desenhada para jogos pode optar pelo Galaxy Book 3 Ultra, que oferece GPU dedicada NVIDIA RTX 4050 ou 4070.

Bateria

A bateria é um dos pontos de destaque do notebook. Em uso moderado, com parâmetros como o brilho da tela em níveis intermediários, ele ultrapassa facilmente as 14 horas. Além disso, ele acompanha um carregador de 65 W, que é bem compacto e lembra bastante um carregador de celular. 

O fato de o carregamento ser via conexão USB tipo C é bem interessante. Os usuários podem utilizar o adaptador de tomada do notebook em outros aparelhos compatíveis, como smartphones Android, por exemplo.

Vale a pena?

Quem adquirir o notebook terá um produto híbrido que oferece desempenho razoável e uma experiência geral bem satisfatória. Claro, o usuário precisa ter bem definido qual será o objetivo com a aquisição deste notebook. Porque, como explicamos anteriormente, tarefas que exigem muito poder de processamento podem se tornar um transtorno.

No entanto, em tarefas mais simples e corriqueiras, a máquina dá um show tanto no modo notebook, quanto no modo tablet. Ele oferece uma excelente autonomia de energia e conta com uma tela impressionante que torna a experiência ainda melhor.

O produto pode ser adquirido por R$ 7.499, na versão com 13,3 polegadas, e  R$ 9.529, na versão de 15,6 polegadas

Clique aqui para mais informações!

Assine a newsletter do Gizmodo

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas