Enquanto o Galaxy S11 não chega, a Samsung apresentou duas versões Lite dos seus aparelhos de topo de linha atuais, confirmando rumores de dezembro. O Galaxy S10 Lite e o Galaxy Note 10 Lite vêm com resolução menor, baterias grandes e câmeras menos avançadas. Eles prometem ser mais baratos, mas o preço ainda não foi divulgado.

O Galaxy S10 Lite e o Galaxy Note 10 Lite têm telas de 6,7 polegadas. Esse tamanho é maior até que a do S10+, que tem um painel com 6,4 polegadas, e fica perto do Note 10+, que tem 6,8 polegadas. A resolução, por outro lado, é menor: sai o QHD, entra o FullHD 1080p. Com uma bateria de 4.500 mAh, a dupla deve ter uma boa autonomia longe da tomada.

O conjunto de câmeras traseiras do S10 Lite tem uma principal de 48 megapixels e abertura f/2.0 e estabilização óptica, uma ultrawide de 12 megapixels e uma macro de 5 megapixels. No Note 10 Lite, a câmera principal tem menos pixels (12 MP) e abertura menor (f/2.2), além de vir sem estabilização óptica. Já a câmera macro foi substituída por uma teleobjetiva de 12 megapixels.

A câmera frontal de ambos é igual, com 32 megapixels, e fica no mesmo lugar: um buraquinho no centro da parte superior da tela.

Interessante notar que os dois modelos já vêm com o design apelidado de “cooktop”, com as lentes da câmera traseira organizadas em um retângulo preto. De acordo com vazamentos, o S11 deve contar com o mesmo estilo.

A Samsung não economizou no processador do S10 Lite, que vem com um Snapdragon 855, da Qualcomm. Já o Note 10 Lite vem com um Exynos 8895, o mesmo do S8. Ambos terão 128 GB para armazenamento com suporte a microSD, e 6 GB ou 8 GB de RAM, dependendo do mercado.

E, como não poderia deixar de ser, o Note 10 Lite vem com a canetinha S Pen da linha. Ela conta com a mesma tecnologia Bluetooth Low Energy que estreou no Note 9, que permite que ela seja usada para controlar o aparelho.

Por enquanto, a Samsung não revelou preços ou data de chegada às lojas do S10 Lite nem do Note 10 Lite. O comunicado, porém, diz que os aparelhos estarão disponíveis para teste na CES 2020, feira de eletrônicos que acontece em Las Vegas (EUA) na semana que vem. Esperamos saber mais sobre eles em breve.

[Samsung 1, 2 via The Verge, Engadget]