Além dos dois novos smartwatches Gear 2 que a Samsung já anunciou, a empresa tem mais um produto em sua linha de wearables: o Gear Fit, uma combinação entre relógio de pulso inteligente e monitor de atividade física. Ele é elegante e fino – e pode ser o wearable bonito e funcional que você estava esperando.

O Samsung Gear Fit tem uma touchscreen Super AMOLED curvada de 1,84 polegadas com 432 x 128 pixels. Suas dimensões são 23,4 x 57,4 x 11,95 mm, e ele pesa apenas 27 g, metade do peso do smartwatch mais leve que a Samsung já anunciou (o Gear Neo). Você pode alternar entre diferentes pulseiras.



O dispositivo replica parte das funções que já vimos no Galaxy Gear: por exemplo, ele recebe notificações de e-mails, SMS e de apps de terceiros. Ele tem giroscópio, acelerômetro e monitor de frequência cardíaca. O Gear Fit também inclui pedômetro, cronômetro, timer, e mede intensidade de exercício e tempo de sono. Ele é resistente a água e poeira, com certificação IP67.

samsung gear fit (3)

No entanto, não é possível fazer nem receber chamadas; você só recebe a notificação no aparelho. Também não é possível enviar comandos via S Voice – não há microfone no Gear Fit. E não há câmera embutida. Mas será que isso fará falta? Provavelmente não. O Pebble, por exemplo, faz bastante sucesso sem essas firulas.

O Gear Fit tem uma bateria de 210 mAh que a Samsung diz durar 3-4 dias com uma só carga.

No geral, parece que este é um dispositivo muito interessante, mais elegante que o desajeitado Galaxy Gear. Infelizmente, parece que ele só funciona com vinte dispositivos Samsung Galaxy – nada de aparelhos de outras fabricantes.

Hands-on

samsung gear fit hands-on (3)

Passamos alguns minutos com o Gear Fit no evento à imprensa em Nova York. Seu principal destaque deveria ser o monitor de frequência cardíaca: a maioria das pulseiras de atividade física não tem um deles, o que as torna menos irresistíveis na hora de comprar.

Por isso, é interessante que o Gear Fit tenha um… desde que ele funcione. Em nosso teste, precisamos tentar mais de uma vez para ele dar uma leitura da minha frequência cardíaca. Eu precisava usá-lo bem apertado no pulso para ele funcionar.

O Gear Fit é praticamente uma versão capada do Galaxy Gear. Ele é menor, mais leve e muito mais confortável. Mas isso não quer dizer que ele seja totalmente leve: afinal, a tela AMOLED tem seu peso.

samsung gear fit hands-on (2)

A interface é bem básica e fácil de usar. Há um cronômetro, um timer, uma seção onde você pode acompanhar a sua atividade física, um relógio, e um player de música. Só.

Mas, no geral, este ainda não é o gadget mais elegante que você poderia usar no pulso – o que não surpreende muito, dada a existência do Galaxy Gear.

O Samsung Gear Fit será lançado em 150 países no mês de abril. [Samsung]

samsung gear fit (1)