Quem mora na Polônia e tem um Galaxy S III deve estar contente: será por lá que a Samsung deu início à distribuição do Jelly Bean, a última versão do Android (4.1) com diversas melhorias e novidades, como o assistente pessoal Google Now e o Project Butter, que torna toda a interface do sistema mais fluída.

Nos outros países? A liberação será “gradual”, dependendo de fatores como mercados e operadoras — sempre elas. Além das melhorias próprias do Jelly Bean, a Samsung aproveitará a deixa para trazer novidades próprias, como a função “Pop up play” melhorada, um novo “Easy Mode” com widgets dos apps mais usados e o “modo bloqueio” que, diz o Verge, soa muitíssimo parecido com o recurso “Não perturbe”, do iOS 6.

A Samsung também anunciou que um punhado de smartphones e tablets serão atualizados para o Jelly Bean. A lista é grande e inclui:

  • Smartphones: Galaxy S II, Galaxy Note, Galaxy S Advance, Galaxy S II LTE, Galaxy Chat, Galaxy Ace 2, Galaxy Beam, Galaxy Ace Plus, Galaxy Mini 2 e Galaxy S Duos;
  • Tablets: Galaxy Tab 2 7.0, Galaxy Tab 7.0 Plus, Galaxy Tab 2 10.1, Galaxy Note 10.1 e um último ainda desconhecido, o Galaxy Music.

Não pergunte datas, apenas curta o momento. Não é todo dia que uma fabricante anuncia atualizações para tantos dispositivos ao mesmo tempo. [The Verge. Foto: John Biehler/Flickr]