Os celulares flip, no estilo do icônico Motorola Razr V3, nunca sumiram de vez na Ásia. Por isso, Samsung e LG estão apostando nesse mercado com smartphones Android que abrem e fecham.

O novo Samsung Galaxy Folder é uma atualização do smartphone flip com mesmo nome que vimos em 2013, desta vez com suporte a 4G.

Ele possui touchscreen de 3,8 polegadas, processador quad-core de 1,2 GHz, e 8 GB de armazenamento interno com suporte a microSD de até 128 GB.

Temos aqui uma câmera traseira de 8 megapixels, câmera frontal de 2MP e bateria removível de 1.800 mAh. Ele roda Android Lollipop.

LG Gentle

Enquanto isso, o LG Gentle tem processador quad-core de 1,1 GHz, 1 GB de RAM, e 4 GB de espaço de armazenamento expansíveis por microSD.

A touchscreen de 3,2 polegadas tem míseros 480 x 320 pixels, enquanto a câmera tem só 3 megapixels. Ele também roda Android 5.1 Lollipop.

Recentemente, a LG também anunciou dois outros smartphones flip: o Ice Cream Smart foi anunciado em janeiro; e o Wine Smart foi lançado em setembro. Ambos rodam KitKat 4.4 e estão restritos à Coreia do Sul.

Este também será o caso do Samsung Galaxy Folder e do LG Gentle: eles estarão disponíveis apenas na Coreia do Sul pelo equivalente a R$ 850 e R$ 570, respectivamente.

Samsung Galaxy Folder (2)

Em fevereiro, um analista disse à CNBC que viu um pequeno aumento na demanda por celulares flip na Coreia do Sul. Enquanto isso, o Japão é mais apaixonado por esse tipo de gadget: de acordo com o MM Research Institute, as vendas de celulares flip no país aumentaram pela primeira vez em sete anos – foram vendidas 10,58 milhões de unidades.

Segundo a CNBC, “consumidores idosos são atraídos por celulares básicos porque eles têm recursos mais simples, enquanto jovens e adultos preferem esse tipo de aparelho pela sua vida útil de bateria e preço mais barato”.

[Samsung via SamMobile; LG via Engadget]