Futuros smartphones Samsung Galaxy podem ter um truque na manga: você aproxima o celular de qualquer máquina de cartão – mesmo se ela não tiver NFC – e toca em um botão para pagar. É que a coreana comprou a LoopPay, uma empresa que descobriu como emular a tarja magnética do cartão para aceitar o seu dinheiro sem usar fios.

Isso soa familiar? Pois deveria: Apple Pay e Google Wallet fazem transações sem fio em vários pontos de venda nos EUA. Mas esses serviços exigem que as lojas implementem novos leitores de cartão com suporte a NFC. A LoopPay diz que sua solução funciona em 90% dos leitores já existentes.

Nos EUA, o uso da tarja magnética nos cartões para realizar pagamentos ainda é muito comum. Este ano, isso deve mudar, à medida que o país adota cartões com chip – assim como temos no Brasil há tempos.

O LoopPay não consegue emular o chip do cartão. E agora? A empresa explica que “o código de serviço na tarja magnética diz ao ponto de venda que o cartão só possui a tarja”; dessa forma, a maquininha nem pede que você insira o cartão. E como toda maquininha tem suporte a cartões sem chip, o LoopPay deve funcionar em qualquer lugar.

A empresa descreve a tecnologia assim:

A tecnologia MST (transmissão segura magnética) gera campos magnéticos variáveis ​​por um período muito curto de tempo. Isso é feito ao passar corrente alternada através de uma bobina indutiva, que é recebida pela cabeça magnética de leitura na máquina de cartões.

O sinal recebido pelo dispositivo emula a mesma alteração de campo magnético que uma tarja magnética ao deslizar pela cabeça de leitura. O LoopPay funciona a até 7 cm de distância da cabeça de leitura. O campo dissipa rapidamente para além desse ponto, e só existe durante uma transmissão iniciada pelo usuário.

Eis um vídeo dele em ação:

O projeto foi lançado no Kickstarter em 2013, arrecadando US$ 123.788, ligeiramente acima da meta.

Por enquanto, o LoopPay está disponível como um chaveiro compatível com iOS e Android, e na forma de um case para iPhone; mas em dezembro, o Recode já dizia que a Samsung planejava embutir essa tecnologia em seus futuros smartphones.

O CEO da LoopPay, Will Graylin, confirmou ao Business Insider que a tecnologia seria integrada em um novo smartphone este ano. Parece se tratar do Galaxy S6, que será apresentado oficialmente em 1° de março.

A Samsung não estará sozinha na disputa com o Apple Pay: o Google vem testando pagamentos via celular que dispensam NFC; e correm rumores de que eles querem comprar a empresa de pagamentos móveis Softcard por até US$ 100 milhões, para adquirir suas patentes. [Samsung via Business Insider]