Muitas marcas de smartphones recorreram recentemente a fabricantes de câmeras tradicionais para ajudar a melhorar a qualidade de imagem de seus telefones. Vivo fez parceria com Zeiss, OnePlus fez parceria com Hasselblad, e agora, de acordo com vários relatos, parece que a Samsung pode estar procurando uma parceria com a Olympus para atualizar as câmeras em futuros aparelhos Galaxy.

Esta possível parceria entre a Samsung e a Olympus foi divulgada no perfil do Twitter conhecido como Yogesh, que afirmou que, embora a natureza exata da parceria ainda não estivesse totalmente clara, ela poderia levar a uma nova tecnologia no Galaxy Fold 3 (que deve ser lançado em algum momento no segundo semestre deste ano) ou no Galaxy S22 Ultra (que não está programado para chegar até o início do próximo ano).

Relatos sobre a colaboração foram aparentemente confirmados mais tarde pela IceUniverse, que alegou que uma fonte disse que a parceria entre a Samsung e a Olympus era uma “notícia confiável”. A Olympus supostamente foi a primeira a iniciar as conversas.

Enquanto ainda não se sabe que tipo de efeito a Olympus terá nas câmeras móveis da Samsung, o site holandês GalaxyClub.nl relata que a Samsung também está considerando adicionar tecnologia de mudança de sensor ao Galaxy S22, que coincidentemente (ou não) é a tecnologia que a Olympus apresentou em várias de suas câmeras sem espelho.

A mudança de sensor é uma técnica normalmente encontrada em câmeras mirrorless de última geração, que permite que a câmera mova seu sensor de imagem independentemente do resto do dispositivo, o que pode reduzir as vibrações e o movimento para ajudar a capturar imagens mais nítidas e sem tremores. E, em alguns casos, fabricantes de câmeras como a Olympus também usaram a tecnologia para mover o sensor de imagem de uma câmera em até um pixel em várias direções enquanto capturavam uma série de fotos, antes de juntar essas imagens para criar uma outra com maior resolução e detalhes mais nítidos do que você obteria em uma única fotografia.

Assine a newsletter do Gizmodo

A tecnologia de mudança de sensor dedicada não apareceu muito em câmeras de smartphones. A maioria dos fabricantes de dispositivos adotou a tecnologia de estabilização ótica de imagem (OIS, na sigla em inglês), que normalmente ajusta o sensor da câmera e sua lente juntos para reduzir as vibrações e, ao mesmo tempo, é mais barato de implementar. No entanto, no outono passado, a Apple adicionou estabilização de mudança de sensor à câmera grande angular do iPhone 12 Pro Max, e rumores dizem que a Apple está planejando expandir o uso da tecnologia de mudança de sensor para toda a linha do iPhone 13 ainda este ano.

Adicionar a tecnologia de mudança de sensor pode representar uma grande atualização para os telefones Galaxy da Samsung. O Galaxy S21 Ultra possui um zoom ótico de 10x impressionante, que poderia ser aprimorado ainda mais com uma melhor estabilização. E embora essas especificações não sejam confirmadas, a Let’s Go Digital se uniu à Technizo Concept para criar renderizações de como seria um Galaxy S22 Ultra com um sensor de 200 MP e uma nova tecnologia de câmera da Olympus.

A Samsung usou essencialmente os mesmos sensores de imagem em seus dois últimos telefones Galaxy S principais (com melhorias no processamento de imagem entre as gerações), então a empresa poderia realmente se beneficiar de algum hardware de câmera aprimorado nos próximos telefones Galaxy. Recorrer à Olympus pode ser uma maneira interessante de fazer isso acontecer.