Samsung proíbe uso de ChatGPT e demais plataformas entre funcionários

Medida acontece algumas semanas após empresa advertir funcionários que compartilharam dados sigilosos com a IA
Samsung diz que iPhone 14 não é inovador e alfineta Apple em comercial
Imagem: YouTube/Reprodução

A Samsung proibiu seus funcionários de usarem plataformas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT.

A medida adotada pela gigante sul-coreana não é uma novidade entre grandes empresas. Recentemente, o grupo financeiro sediado em Nova York, Goldman Sachs, também restringiu a utilização de IA.

A proibição acontece após a companhia chamar a atenção de alguns funcionários que compartilharam informações sigilosas com o ChatGPT, da OpenAI. Na ocasião,  a empresa solicitou que a tecnologia fosse usada de maneira mais responsável por seus trabalhadores.

No comunicado onde anuncia a proibição, a companhia cita uso indevido de IA. À France-Presse um porta-voz da companhia afirmou que a medida afeta funcionários dos setores de eletrodomésticos e dispositivos móveis.

A Samsung busca implementar o uso de IA de uma forma mais segura e que contribua efetivamente com o trabalho de seus funcionários, mas enquanto isso não acontece, o uso de quaisquer plataformas de inteligência artificial ficará suspenso.

Polêmica com vazamento de dados de usuários

Em março, a OpenAI revelou que cerca de 1% dos usuários da plataforma tiveram dados vazados em decorrência de uma falha na plataforma. O bug permitiu visualizar o histórico de interações, além de dados pessoais como e-mail, endereço de cobrança e informações de cartões de crédito de outros usuários.

A empresa não divulgou exatamente quantos usuários foram afetados pela falha. Embora tenha corrigido o bug, isso levantou mais dúvidas quanto a segurança da privacidade dos usuários e a segurança dos dados armazenados.

Assine a newsletter do Gizmodo

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas