A Samsung é uma das referências no segmento de televisores premium há bastante tempo. Porém, também está conseguindo se destacar na categoria de TVs de entrada, uma vez que oferece uma série de opções robustas e com visual bastante atraente, aspecto que tem chamado a atenção de cada vez mais consumidores.
Neste ano, a Samsung atualizou sua linha de televisores de entrada com os modelos QLED Q60D e Q65D, que oferecem visual elegante e moderno, além de recursos de alto nível, por um preço mais acessível. Isso torna ambas as versões concorrentes de peso no segmento de televisores mais básicos, que conta com produtos de uma série de fabricantes consagradas.
A série de produtos 4K de entrada tem se provado um grande acerto da empresa ao longo do tempo e tem contribuído para a manutenção de sua posição de líder do mercado de televisões no Brasil e no mundo. Segundo dados mais recentes, a empresa é líder global no setor de televisores por dezenove anos consecutivos e planeja manter sua hegemonia no setor por mais algumas décadas.
A gigante sul-coreana disponibilizou para testes uma unidade do modelo mais robusto, a QLED Q65D, na versão com 55 polegadas, e você, caro leitor, pode conferir as nossas impressões sobre o produto a seguir:
Design e conexões
A primeira coisa que chama a atenção é a parte visual do produto, que, mesmo sendo de uma categoria mais básica, não remete a televisores de entrada. A Q65D, graças ao conceito de design AirSlim, apresenta um visual ultrafino e possui bordas bem estreitas, fator que a destaca entre outros dispositivos semelhantes.
Na parte traseira, o dispositivo conta com espaços destinados para a instalação do suporte inferior e também tem compatibilidade com suporte de parede no padrão VESA. Outro detalhe bem interessante são algumas canaletas, úteis para a organização da bagunça de fios que ficam atrás do televisor.
Quando o assunto são conexões, a televisão conta com três portas HDMI, duas entradas USB, entrada de rede RJ45, conector para antenas, além de saída de áudio digital. É importante destacar também o suporte para as tecnologias Bluetooth 5.2 e Wi-Fi de banda dupla.
Outro detalhe interessante do produto é o controle SolarCell. Ele se destaca por sua bateria que pode ser carregada com luz solar e ambiente. Além disso, caso o usuário prefira, através de conexão USB-C. O acessório, que acompanha todas as TVs 4K mais recentes da empresa, ainda tem suporte para voz.
Imagem
A smart TV chega de fábrica com um painel VA com tecnologia QLED, resolução 4K e taxa de atualização nativa de 60 Hz. Ela também tem suporte para HDR10+, que ajusta dinamicamente os níveis de brilho e contraste para melhorar a qualidade de exibição, e certificação Pantone.
Na prática, o produto oferece uma experiência satisfatória. Ele não se destaca muito entre seus concorrentes, mas também não chega a decepcionar. A QLED Q65D exibe imagens que chamam a atenção para uma televisão de entrada. Entretanto, ainda está longe de atingir o mesmo nível de exibição de produtos de categorias mais premium.
A tela é bastante brilhante, mas, quanto maior a intensidade do brilho, as cores mais claras e vivas vão ganhando um aspecto um pouco “desbotado” que pode incomodar. Os pretos também perdem um pouco da profundidade e se tornam um pouco acinzentados, o que não é muito agradável.
Para obter a melhor experiência, vale a pena conhecer o conjunto de configurações e ajustes de imagem disponibilizados no aparelho e experimentar as regulagens que sejam mais agradáveis. Importante destacar também que, embora não seja uma TV construída para jogos, ela é capaz de entregar uma experiência fluida durante a execução de games.
Som
O sistema de áudio do televisor cumpre bem seu papel e entrega uma potência de 20 W, exatamente a mesma dos modelos de entrada lançados no ano passado. O sistema de som dos dois canais é satisfatório. Porém, pode deixar a desejar para os consumidores que esperam uma emissão de áudio um pouco mais vibrante.
É possível acessar ajustes pré-definidos de áudio que podem melhorar um pouco a experiência. Nas configurações, é possível encontrar os modos de som padrão, adaptável e, para quem deseja um pouco mais de volume, o “amplificar”, que dá um boost de volume na saída de áudio.
Se mesmo alterando os modos a experiência não melhorar, para o tipo de usuário que deseja som de maior qualidade, a melhor opção pode ser optar por uma televisão de uma categoria mais premium ou utilizar alguns dos modelos de soundbar da marca juntamente com a Q65D.
Sistema operacional
A TV conta com o sistema operacional Tizen, um software de código aberto desenvolvido com base em Linux que é bastante popular. Ele está presente em uma gama bastante variada de dispositivos, que não se limita apenas aos televisores.
O sistema já é bastante conhecido por quem já utiliza os televisores da marca sul-coreana e se destaca por ser bem simples de usar. Nas smart TVs da Samsung, ele oferece acesso a uma gama bastante variada de opções de entretenimento digita. Isso inclui acesso a plataformas de vídeo, streaming de séries e filmes, além de jogos em nuvem.
Um dos principais destaques das TVs da empresa como um todo é o acesso nativo ao serviço Samsung TV Plus. Ele oferece gratuitamente mais de 90 canais de filmes, realities, novelas, notícias, conteúdo infantil, entre outros gêneros.
Outro grande destaque é a disponibilidade do Samsung Gaming Hub, uma das maiores novidades recentes das smart TVs da Samsung. Na prática, a funcionalidade é um espaço repleto de conteúdos voltados para os entusiastas de videogames. Isso porque ela tem acesso a plataformas de games em nuvem como XCloud, através do Xbox Gaming Pass, e Nvidia GeForce Now.
Com isso, os usuários podem se divertir com jogos eletrônicos sem necessariamente possuir um console ou um PC gamer. Os únicos requisitos são possuir uma conexão de internet estável e um controle compatível da preferência do usuário. Aliás, o acessório pode ser sem fio ou com conexão do tipo USB.
Vale a pena?
A Samsung Q65D é uma das melhores opções do segmento de entrada. Como dito anteriormente, ela conta com design elegante, qualidade satisfatória de áudio combinada com perfis predefinidos que podem melhorar a experiência, e boa qualidade de imagem.
Além disso, é preciso destacar o sistema operacional intuitivo, fácil de manusear e de realizar as configurações iniciais. O software ainda oferece uma gama variada de recursos a fim de enriquecer consideravelmente a experiência dos usuários.
Um dos principais atrativos da Smart TV é o preço, que caiu bastante ao longo dos últimos meses. O modelo que testamos, de 55 polegadas, por exemplo, pode ser encontrado em alguns varejistas brasileiros por valores inferiores a R$ 2.900. Ou seja, um ótimo preço considerando o tamanho e os recursos que oferece.