_Eletrônicos

Samsung lança sensor de câmera de 108 megapixels para smartphones

A lacuna entre câmeras compactas e smartphones continua diminuindo: a Samsung anunciou nesta segunda-feira (12) um sensor para celulares com 108 megapixels. Segundo a empresa, é o primeiro componente a superar a marca de 100 milhões de pixels em celulares. Batizado de Samsung ISOCELL Bright HMX, ele foi projetado em parceria com a Xiaomi. Apesar […]

Destaque das câmeras do Galaxy S10+

Imagem: Alessandro Feitosa Jr/Gizmodo Brasil

A lacuna entre câmeras compactas e smartphones continua diminuindo: a Samsung anunciou nesta segunda-feira (12) um sensor para celulares com 108 megapixels. Segundo a empresa, é o primeiro componente a superar a marca de 100 milhões de pixels em celulares. Batizado de Samsung ISOCELL Bright HMX, ele foi projetado em parceria com a Xiaomi.

Apesar do número de megapixels, não será essa a resolução final das fotos tiradas com esse sensor. Ele utiliza uma tecnologia que combina os pixels para obter uma foto mais nítida, especialmente em ambientes menos iluminados.

Nos smartphones, as imagens terão 27 megapixels, já que são combinados quatro megapixels em um. O sensor também é capaz de gravar vídeos em 6K (6016 x 3384) a 30 quadros por segundo.

Além da combinação de pixels, a Samsung introduziu uma tecnologia chamada “Smart-ISO”, que irá ajustar automaticamente o nível de ISO para compensar ambientes claros ou escuros demais.

Outro ponto importante para a qualidade de imagem é o tamanho do sensor: o ISOCELL Bright HMX tem 1/1,33 polegadas. O Engadget aponta que isso é três quartos do sensor de 1 polegada da câmera Sony RX100 VII.

O tamanho do sensor impacta diretamente na quantidade de luz que ele consegue captar e o espaço que ele ocupa como hardware. Ainda não há informações sobre qual será o primeiro smartphone a utilizar a novidade, mas espere por um aparelho com uma câmera avantajada.

A fabricação do novo sensor começará no final deste mês, de acordo com a Samsung. Alguns rumores sugerem que o Xiaomi Mi Mix 4 pode ser o primeiro a recebê-lo.

[Samsung, Engadget]

Sair da versão mobile