Começando por aparelhos mais caros, Samsung vai bloquear chamadas de spam por padrão
Em mais um esforço para impedir que os usuários recebam ligações indesejadas (principalmente aquelas bem chatas de telemarketing), a Samsung confirmou que está expandindo sua parceria com a empresa Hiya para que chamadas de spam sejam bloqueadas automaticamente nos aparelhos da sul-coreana. Inicialmente, a funcionalidade só estará disponível nos telefones mais caros da Samsung, mas a ideia é que outros dispositivos sejam compatíveis com o recurso.
Bloquear spam via ligações não é uma novidade nos smartphones da Samsung. A companhia já conta com a função Smart Call, que exibe quem está ligando e indica se aquela chamada é um spam ou vem de um número considerado suspeito. O recurso também é fruto da parceria da fabricante com a Hiya, uma empresa americana especializada na identificação e bloqueio de ligações de spam.
Acontece que o Smart Call nem sempre vem ativado por padrão – é bem provável que você tenha que habilitá-lo manualmente nas configurações do seu celular. Mas depois disso, ele atua como deve ser, permitindo que você denuncie ou bloqueie essas chamadas indesejadas e que, em muitos casos, podem ser fraudulentas.
O que muda a partir de agora é que todo esse processo será feito automaticamente, sem que você tenha de percorrer todo o caminho até as configurações.
Imagem: Samsung
Além disso, a Samsung estendeu seu acordo com a Hiya até 2025.
Como dito no início deste artigo, neste primeiro momento, somente alguns smartphones da Samsung terão acesso ao “novo” Smart Call, que por enquanto só é compatível com a One UI 2.5. Os únicos que rodam a versão mais recente da interface proprietária da Samsung são os dispositivos da linha Galaxy Note 20 e o dobrável Galaxy Z Fold 2 – todos estes já vêm com o software pré-instalado de fábrica.
A função deve ser expandida para outros smartphones da Samsung nos próximos meses, já que há previsão que a One UI 2.5 seja lançada para demais modelos. Entre eles estão o Galaxy S9, S10, S20 e Galaxy Note 10. Também existe a possibilidade da companhia disponibilizar o update para celulares intermediários, incluindo o Galaxy A71 e o A51.