Em mais um esforço para impedir que os usuários recebam ligações indesejadas (principalmente aquelas bem chatas de telemarketing), a Samsung confirmou que está expandindo sua parceria com a empresa Hiya para que chamadas de spam sejam bloqueadas automaticamente nos aparelhos da sul-coreana. Inicialmente, a funcionalidade só estará disponível nos telefones mais caros da Samsung, mas a ideia é que outros dispositivos sejam compatíveis com o recurso.

Bloquear spam via ligações não é uma novidade nos smartphones da Samsung. A companhia já conta com a função Smart Call, que exibe quem está ligando e indica se aquela chamada é um spam ou vem de um número considerado suspeito. O recurso também é fruto da parceria da fabricante com a Hiya, uma empresa americana especializada na identificação e bloqueio de ligações de spam.

Acontece que o Smart Call nem sempre vem ativado por padrão – é bem provável que você tenha que habilitá-lo manualmente nas configurações do seu celular. Mas depois disso, ele atua como deve ser, permitindo que você denuncie ou bloqueie essas chamadas indesejadas e que, em muitos casos, podem ser fraudulentas.

O que muda a partir de agora é que todo esse processo será feito automaticamente, sem que você tenha de percorrer todo o caminho até as configurações.

Imagem: Samsung

Além disso, a Samsung estendeu seu acordo com a Hiya até 2025.

Como dito no início deste artigo, neste primeiro momento, somente alguns smartphones da Samsung terão acesso ao “novo” Smart Call, que por enquanto só é compatível com a One UI 2.5. Os únicos que rodam a versão mais recente da interface proprietária da Samsung são os dispositivos da linha Galaxy Note 20 e o dobrável Galaxy Z Fold 2 – todos estes já vêm com o software pré-instalado de fábrica.

A função deve ser expandida para outros smartphones da Samsung nos próximos meses, já que há previsão que a One UI 2.5 seja lançada para demais modelos. Entre eles estão o Galaxy S9, S10, S20 e Galaxy Note 10. Também existe a possibilidade da companhia disponibilizar o update para celulares intermediários, incluindo o Galaxy A71 e o A51.

[The Next Web]