Samsung: smartphones da linha Galaxy S26 terão chip Exynos
Novos rumores indicam que os chips próprios da Samsung devem voltar a equipar os aparelhos da linha “S” em 2026, mas a empresa não abandonará os componentes da Qualcomm. Aparentemente, a empresa retornará à prática de lançar aparelhos com chips Exynos em alguns mercados e Snapdragon em outros.
Black Friday
Apple iPhone 15 Pro Max (256 GB) — Titânio AzulVale lembrar que os aguardados smartphones da linha Galaxy S25, previstos para chegar no início do próximo ano, devem ser equipados com o chip Snapdragon 8 Elite, nova plataforma topo de linha da Qualcomm. Segundo informações extraoficiais, a Samsung enfrenta alguns problemas para fabricar processadores na litografia de 3 nm.
O processador Exynos 2500 estaria apresentando performance inferior ao concorrentes diretos no mercado de smartphones. Além disso, o chip estaria apresentando o mesmo problema crônico de superaquecimento de gerações anteriores.
Ainda assim, a Samsung já começou o processo de fabricação em massa e deve inserir o componente nos dobráveis Galaxy Z Fold 7 e Galaxy Z Flip 7, previstos para chegar no segundo semestre do ano que vem.
Por isso, caso os rumores se confirmem, algumas variantes do Galaxy S26 poderão contar com o chip Exynos 2600.
Qualcomm x Exynos
A Samsung utiliza os chips Qualcomm apenas em alguns mercados, como os Estados Unidos, por exemplo. Porém, por questões supostamente logísticas, opta pelos processadores Exynos em regiões como América Latina, Oriente Médio e Ásia.
A prática não é uma unanimidade entre os entusiastas da marca e, por mais que seus processadores tenham desempenho considerado equivalente aos da Qualcomm, uma série de problemas e até defeitos de fabricação registrados na história recente contribuíram, e muito, para prejudicar sua reputação.
Como mencionado anteriormente, o aquecimento acima do normal foi um dos problemas mais denunciados por usuários de aparelhos Galaxy nos últimos anos. As versões mais modernas, embora ainda sigam esquentando um pouco, oferecem uma experiência significativamente melhor que variantes mais antigas.
Além disso, os chips topo de linha da Samsung apresentaram nos últimos anos uma performance ligeiramente inferior ao rival da Qualcomm. Isso embora o usuário mais casual dificilmente perceba. Porém, esta é uma questão importante, principalmente, para os consumidores mais aficionados por tecnologia.
VEJA TAMBÉM:
O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.