A Samsung realizou nesta terça-feira (2) um evento global para confirmar o line-up de TVs que chegará ao mercado em 2021. E muitas das novidades estão garantidas para o Brasil, entre elas as novas versões QLED 4K das linhas The Frame, Serif e The Sero. A companhia também anunciou os projetores da família The Premiere e novos monitores gamer da linha Odyssey. Preços não foram confirmados, mas a previsão é que o lançamento aconteça no segundo trimestre.

The Frame, Serif e The Sero

The Frame é considerado como o modelo “de entrada” da linha premium de televisores da Samsung. Segundo a companhia, mais de 1 milhão de unidades do produto já foram vendidas no mundo. E a estratégia da empresa permanece a mesma: permitir que o consumidor use o aparelho não só como TV, mas como objeto de decoração mesmo quando estiver desligado.

Para a versão 2021, a The Frame está 50% mais fina em comparação ao modelo anterior, mas mantém a conexão de cabo único e um suporte slim incluso para pregá-la na parede. Quem quiser pode usá-la em cima de um móvel, e com uma novidade: os pés do dispositivo são ajustáveis, permitindo que ele seja puxado para cima ou para baixo dependendo das preferências do usuário. A Samsung até deu como exemplo deixar a TV um pouco mais alta para encaixar uma soundbar logo abaixo do televisor, tornando a decoração mais bonita.

Reforçando o conceito de transformar a TV em uma obra de arte, a nova linha The Frame virá com a versão 5.0 da Art Store, que inclui 20 obras pré-embarcadas no sistema da TV. A plataforma ganhará novas adições semanalmente, incluindo uma seção dedicada para as artes mais populares do momento.

A Serif, por sua vez, segue um conceito parecido com a The Frame, com a diferença que ela foi pensada originalmente para ficar em pé, e não na parede. A TV é uma criação conjunta da Samsung com os irmãos e designers franceses Ronan e Erwan Bouroullec, que possuem obras de artes no Museu de Arte Moderna de Nova York, no Instituto de Artes de Chicago e outros museus do mundo. O aparelho ganhou vários prêmios justamente por conta do design, e agora chega em uma nova versão de 55 polegadas com resolução QLED 4K e garantia contra burn-in, 100% do volume de cor e suporte para NFC e AirPlay.

Por fim, temos a The Sero, que ainda se vende como uma TV que pode ser usada tanto na horizontal quanto na vertical. Para 2021, ela ganha suporte no AirPlay da Apple para exibir vídeos também na vertical — até então, o recurso só funcionava no modo paisagem. O YouTube agora é um app nativo do produto e também pode reproduzir vídeos na vertical. Além disso, o televisor ganhou uma função para dividir conteúdos entre duas telas distintas.

The Premiere e monitores Odyssey

Além das TVs, a Samsung vai trazer ao Brasil dois projetores da nova linha The Premiere que, de acordo com a marca, “trazem um cinema para a casa do consumidor”. Serão dois modelos: o SP-LSP7 alcança 120 polegadas e tem brilho de até 2.000 lumens e som de até 30 Watts. Já o modelo SP-LSP9 alcança 130 polegadas e tem laser triplo, com brilho de até 2.800 lumens e som de até 40 Watts. Ambos possuem resolução 4K HDR com tecnologia Accoustic Beam, conexão com Android e iOS, contraste de 2.000.000:1 e suporte para comandos de voz via Bixby, Alexa ou Google Assistente.

Outra característica é que os projetores não precisam ficar a uma longa distância da parede para projetar as imagens. O modelo de 120 polegadas requer uma distância com ângulo de apenas 19 centímetros, enquanto o de 130 polegadas precisa estar a um ângulo 24 cm distante da superfície.

A Samsung também confirmou o lançamento dos monitores Odyssey G3 e Odyssey G5 no Brasil. Voltados para o público gamer, eles contam com taxa de atualização de 144 Hz e suporte para AMD FreeSync Premium. Não foram reveladas informações sobre quais tamanhos chegarão ao País, mas globalmente há versões de 27 e 32 polegadas.

TVs MicroLED e The Terrace ficam para depois

Enquanto lá fora as primeiras TVs MicroLED da Samsung já começaram a ser enviadas, aqui no Brasil isso deve acontecer daqui a algum tempo. A companhia não revelou uma data específica, se limitando apenas a dizer que o lançamento está programado “para os próximos meses”.

A linha The Terrace também fez parte do anúncio global da marca. É uma nova categoria de televisores específicos para ficar do lado de fora da casa, como em uma parede em frente à churrasqueira ou de frente para a piscina, por exemplo. O modelo é mais resistente do que TVs tradicionais, podendo aguentar horas no sol ou respingos de água sem ter seu funcionamento comprometido.

De acordo com o diretor de produto de TVs da Samsung Brasil, Erico Traldi, a empresa tem planos de trazer essa linha para o mercado nacional, porém a estratégia de agora é se focar nas atualizações de modelos já existentes. “Nesse primeiro momento, optamos por não trazer a The Terrace porque preferimos estruturar o lançamento de outros modelos, como a Serif e a The Frame. Todos esses produtos exigem uma estratégia importante de canais. Pode ser que ela chegue ao País em 2022, mas em 2021 ainda não”, disse.

Preço e disponibilidade

A previsão inicial da Samsung é disponibilizar as TVs QLED 4K das linhas The Frame, Serif e The Sero, os novos monitores Odyssey e os projetores The Premiere no início do segundo trimestre de 2021. Preços ainda não foram revelados.

Quanto aos tamanhos, a The Frame 2021 ganhará versões em 43, 50, 55 e 65 polegadas; The Sero e Serif têm tamanho único, de 43