“Sandman”, a clássica HQ de Neil Gaiman, vai finalmente ganhar uma versão live-action. Mesmo com as notícias sobre a chegada da série ao catálogo da Netflix, uma série de dúvidas sobre a produção seguem pairando — principalmente pela cabeça de quem nem é tão fã de quadrinhos, mas adora uma história de herói.
O que é, afinal, “Sandman”? Qual a história original, a da HQ? Quem faz parte do elenco? Quando estreia? Pensando nisso, respondemos todas as perguntas sobre a produção abaixo. Bora lá.
O que é ser um Sandman?
“Sandman” conta a história de Sonho (que também é conhecido como Morpheus), o governante do Sonhar (o mundo dos sonhos).
No finalzinho dos anos 1980, a DC trouxe Neil Gaiman para revitalizar um personagem um tanto quanto esquecido da sua galeria de personagens. “Sandman” era um herói desconhecido, que combatia o crime botando os bandidos para dormir. Só que Gaiman decidiu ignorar tudo isso e fazer sua própria interpretação desse universo, misturando muitos elementos místicos e esotéricos ao personagem — que passou a ser, literalmente, uma divindade.
As primeiras histórias desse novo Sandman foram publicadas em 1988 e foram um sucesso imediato, mostrando o retorno de Morpheus, a entidade responsável pelo Sonhar, depois de passar um século na prisão.
“Sandman” foi a primeira HQ a entrar na lista dos best-sellers literários do The New York Times. O título original foi publicado entre 1989 e 1996, além de ter ganhado alguns spin-offs e edições especiais, e será o ponto de partida da série da Netflix.
Qual a história de Sandman?
A história é vista do ponto de vista de Sonho, a representação humana do sonho, inicialmente preso por um grupo de humanos que almejava prender sua irmã mais velha, Morte, para que se tornassem imortais.
Na trama, acompanhamos Morpheus em uma jornada etérea — pelo mundo humano, reinos mágicos e o próprio inferno. Essencialmente, é a história de um deus que precisa descobrir seu lugar no mundo e assumir seu lado humano, enquanto os fantasmas de seu passado, presente e futuro o perseguem.
O que são os Perpétuos?
Sonho é o governante do Sonhar. Ele é um Perpétuo – os Perpétuos são manifestações antropomórficas de aspectos de seres vivos: Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio. Os 7 perpétuos não são deuses, mas sim entidades, responsáveis por manter a realidade como ela é. Só sua existência mantém coeso o universo físico e todos os seres vivos.
Qual o poder de Sandman?
Sandman consegue transitar nos sonhos, enviar e controlar sonhos e influenciar os eventos em sonhos. Também possui poder sobre a realidade, e, por isso, pode distorcê-la e mudá-la.
Qual sinopse da série?
Com a palavra, a sinopse da Netflix: “Existe outro mundo que espera por todos nós quando fechamos os olhos e dormimos — um lugar chamado o Sonhar, onde Sandman, Mestre dos Sonhos (Tom Sturridge), dá forma aos nossos medos e fantasias mais profundos. Mas quando Sonho é capturado de forma inesperada e feito prisioneiro por um século, sua ausência desencadeia uma série de incidentes que mudarão para sempre o Sonhar e o mundo desperto. Para restabelecer a ordem, Sonho precisa encarar uma jornada por diferentes mundos e tempos e reparar os erros que cometeu durante sua vasta existência, revisitando velhos amigos e inimigos, e conhecendo novas entidades cósmicas e humanas”.
“Baseada nos quadrinhos amados e premiados da DC Comics, escritos por Neil Gaiman, Sandman é uma mistura complexa de mitos e fantasias sombrias, entrelaçadas ao longo de dez capítulos épicos que acompanham as aventuras de Sonho”, completa o texto.
Qual a data de estreia?
A 1ª temporada de “Sandman” estreia na Netflix no dia 5 de agosto, e terá um total de 10 episódios. Levando em consideração o tamanho da obra original nos quadrinhos, é bem provável que tenhamos uma renovação em breve para novos episódios. Isso, é claro, se os fãs aprovarem o resultado. Confira o pôster oficial da produção:
E o trailer?
Durante a Comic-Con de San Diego, um novo trailer de “Sandman” foi divulgado. O vídeo abre com uma narração do Mestre dos Sonhos (Sturridge), dizendo que “seu mundo desperto é moldado por sonhos. Sonhos e pesadelos que eu criei, e os quais eu devo controlar”.
Em diversas cenas da prévia, temos o vilão Coríntio (Boyd Holbrook) ameaçando pessoas e caçando os sonhos. Nos quadrinhos, ele é um serial killer assustador, dotado de olhos dentados, que ele esconde com óculos escuros. Ele é responsável por criar pesadelos no Sonhar, usando seus talentos para estimular os aspectos mais obscuros da humanidade e brincar com seus maiores medos. Extremamente violento e perturbador, ele deixa um rastro de mortes por onde passa. Veja o trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=fUg4xE-7LyM&t=33s
Quem faz parte do elenco?
Sandman conta um elenco de peso, formado por:
- Tom Sturridge (Piratas do Rock), como Morpheus.
- Charles Dance (Game of Thrones), como Roderick Burgess, um charlatão, chantageador e mágico.
- Gwendoline Christie (Star Wars: O Despertar da Força), como Lúcifer.
- Boyd Holbrook (Logan) como Coríntio, um pesadelo criado pelo próprio Morpheus em Sandman para representar tudo aquilo de mais perverso na natureza humana.
- Vivienne Acheampong (The Witches) como Lucienne, uma das associadas mais confiáveis de Morpheus.
- Asim Chaudhry (Mulher-Maravilha 1984) e Sanjeev Bhaskar (Unforgotten) como Abel, “a primeira vítima,” e Cain, “o primeiro predador,” respectivamente.
- Mason Alexander Park, como Desejo;
- Donna Preston, como Desespero;
- David Thewlis, como John Dee;
- Razane Jammal, como Lyta Hall;
- Stephen Fry, como Gilbert;
- Patton Oswalt, como Matthew, o Corvo;
- Joely Richardson, como Ethel Cripps;
- Niamh Walsh, como a jovem Ethel Cripps;
- Kyo Ra, como Rose Walker;
- Sandra James Young, como Unity Kincaid;
Quem está por trás da produção de Sandman?
O criador da obra original, Neil Gaiman, está no desenvolvimento e produção executiva, e escreveu o episódio piloto ao lado de David Goyer e Allan Heinberg. Enquanto isso, a autoria dos dez episódios restantes será apenas de Heinberg, que também assume a função de showrunner.