São Paulo confirma caso de nova variante da Covid-19, Arcturus
O primeiro caso de uma nova variante da Covid-19, a XBB.1.16, ou Arcturus, foi confirmada em São Paulo (SP) nesta segunda-feira (1). Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o infectado é um homem de 75 anos, acamado e com comorbidades, mas com esquema vacinal completo, incluindo a Pfizer bivalente.
O paciente teve alta de um hospital privado da cidade na última quinta-feira (27), após apresentar sintomas de gripe e febre persistente em 7 de abril.
A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo reforçou a importância de completar o esquema vacinal para se prevenir de casos graves da doença. Além disso, informou que a variante “até o momento, não apresentou gravidade ou aumento no número de casos na cidade”.
Os principais sintomas são irritação nos olhos (semelhante à da conjuntivite), tosse seca e episódios febris.
Nova variante da Covid-19 se espalha rápido
A nova variante foi sequenciada pela primeira vez na Índia em janeiro, mas já está presente em quase 40 países. Em abril, sua disseminação rápida tornou-a uma variante de interesse, ou VOI, na sigla em inglês, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Arcturus, que descende da BA.2, derivada da Ômicron, já se expandiu para a Austrália, Canadá, Reino Unido e nos Estados Unidos. Desde o final de fevereiro, a prevalência da XBB.1.16 subiu de 0,52% para 4,31%.