Sapo raro “esconde” o próprio sangue para enganar predadores

O pequeno sapo de vidro adquire uma aparência transparente enquanto dorme. Cientistas finalmente conseguiram entender como ele faz isso
Sapo raro consegue “esconder” o próprio sangue para enganar predadores
Imagem: Jesse Delia/Museu Americano de Natureza Natural

Um grupo de cientistas da Universidade Duke, nos Estados Unidos, conseguiu desvendar o segredo por trás da transparência do Nymphargus bejaranoi – uma espécie rara de anfíbio conhecida como “sapo de vidro”. O estudo que descreve a descoberta foi publicado na revista Science.

É difícil encontrar animais vertebrados transparentes, uma vez que o sistema circulatório está cheio de hemácias – os glóbulos vermelhos. Porém, o pequeno sapo conseguiu burlar isso.

De acordo com os pesquisadores, o pequeno sapo usa um sistema de camuflagem intrigante: ele consegue “esconder” no fígado 89% dos glóbulos vermelhos de seu sangue. O truque ocorre quando o sapo está dormindo, o que o ajuda a ficar translúcido e mais difícil de ser visto (e capturado) por predadores.

Os biólogos explicam que, durante a soneca dos sapos de vidro, o coração passa a bombear um líquido azulado em vez das hemácias, com estas células se amontoando em bolsas escondidas dentro do fígado do sapo. Isso ajuda a reduzir a dispersão e a absorção de luz por todo o organismo, tornando ele duas ou três vezes mais transparente.

O efeito de camuflagem funciona tanto em terra quanto na água. Porém, é no meio aquático que a transparência é mais visível, permitindo perceber diferenças visíveis entre os corpos dos animais e o ambiente ao redor.

Ao acordar o sapo, as suas células simplesmente se desempacotam e voltam a circular normalmente pelo corpo. No vídeo abaixo, feito pela Science News, é possível ver a diferença da circulação sanguínea enquanto o sapo está dormindo e acordado:

A descoberta é considerada surpreendente, não apenas pelo novo mecanismo de camuflagem em vertebrados, mas também em como esses sapos conseguem manter os seus glóbulos vermelhos todos juntos sem formar coágulos sanguíneos.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas