Homem passou a andar em 2 pernas nas árvores, diz estudo inglês

Segundo os pesquisadores, mais de 85% das ocorrências de bipedismo ocorreram nas árvores
Homem passou a andar em 2 pernas nas árvores, diz estudo inglês
Imagem: LCP, Tobias Deschner

O bipedismo humano pode ter evoluído de forma diferente do que pensávamos. De acordo com um estudo inglês publicado na revista Science Advanceso ato de andar ereto sobre duas pernas pode ter sido aprendido nas árvores, ao invés de no chão.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores analisaram o comportamento de chimpanzés selvagens do Vale do Issa, no oeste da Tanzânia. Seu habitat natural, o “mosaico de savana”, é uma mistura de terra seca com poucas árvores e manchas de floresta densa. Ou seja, parecido com o ambiente que nossos primeiros ancestrais humanos devem ter vivido.

Buscando entender se a abertura do mosaico poderia ter incentivado o bipedalismo em hominídeos, os cientistas concluíram que os chimpanzés de Issa passavam tanto tempo nas árvores quanto chimpanzés de florestas densas — ao contrário do que anteriormente previsto.

“Infelizmente, a ideia tradicional de menos árvores equivale a mais terrestrialidade simplesmente não condiz com os dados de Issa. O que precisamos focar agora é como e porquê esses chimpanzés passam tanto tempo nas árvores”, declarou a Dra. Fiona Stewart, da University College London, co-autora do estudo.

Além disso, mais de 85% das ocorrências de bipedismo ocorreram nas árvores. As descobertas sugerem que nossos parentes humanos pré-históricos podem ter evoluído para o bipedismo como forma de se mover em torno delas.

O co-autor do estudo, Dr. Alex Piel, da UCL, explica que “a busca por árvores produtoras de alimentos é provavelmente um impulsionador dessa característica”.

Contudo, os autores da pesquisa ainda não sabem dizer o porquê de humanos sozinhos entre os macacos começaram a andar sobre os dois pés — característica definidora dos humanos em comparação a outros grandes símios.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas